IDENTIDADE CULTURAL E RELIGIOSIDADE: A FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE BELA VISTA DE MINAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objeto de pesquisa a Festa de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Bela Vista de Minas, situada na região metalúrgica do Médio Rio Piracicaba, MG. Desde o ano de 1950 esse festejo é realizado pelo grupo de Congado local, como um modo de prestar homenagens à sua padroeira. As festas executados pelo Congado apresentam grande notoriedade no cenário das manifestações religiosas de cunho popular do estado de Minas Gerais, preservando as tradições que remetem a um passado escravocrata do Brasil Colonial. O objetivo desse trabalho é analisar a identidade congadeira a partir dos símbolos culturais que compõem a rememoração da coroação dos Rei e Rainha congos, a partir dos conceitos de hibridismo, tradução cultural e terceiro espaço. A metodologia adotada foi a observação participante, e a análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais. Este estudo revelou que a construção da identidade cultural congadeira foi capaz de superar as posições binárias e hierarquizadas das religiosidades católica e de matriz africana, criando uma terceira narrativa, que contribuiu de forma positiva para o reconhecimento dessas identidades diaspóricas.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2015.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Rio de Janeiro: Editora 34, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
_____. Da Diáspora – identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
NORONHA, Vânia. Lá no céu, cá na terra: mãe e rainha. In: Léa Freitas Peres; Marcos da Costa Martins; Rafael Barros Gomes. Variações sobre o reinado: um rosário de experiências em louvor a Maria. Porto Alegre: Medianiz, 2014.
PEREZ, Léa Freitas. Alguma [mínima] teoria e um pouco de hi[e]stória. In: Léa Freitas Peres; Marcos da Costa Martins; Rafael Barros Gomes. Variações sobre o reinado: um rosário de experiências em louvor a Maria. Porto Alegre: Medianiz, 2014.
SANCHIS, Pierre. As religiões dos brasileiros. Revista Horizonte, Belo Horizonte, vº 1, nº2, p.28-43, jul./dez. 1997.
SCHECHNER, Richard. “Ritual (do Introduction to Performance Studies)”. In: Zeca Ligiéro (org). Performance e antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012.
SILVA, Daniel Albergaria. Panorama atual das Festas de Congado. In:_____. Festas de Guardas, ternos e Nações: a coroação dos Reis Congos e a devoção à Nossa Senhora do Rosário. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.
SILVA, Rubens Alves. A performance congadeira na missa das sete e as religiões afro-brasileiras no sertão de Minas gerais. In: ______. A atualização de tradições: performances e narrativas afro-brasileiras. São Paulo: LCTE Editora, 2012.
__________________. Rituais da Festa. In: ______. A atualização de tradições: performances e narrativas afro-brasileiras. São Paulo: LCTE Editora, 2012.
__________________. Negros católicos ou catolicismo negro? Um estudo sobre a construção da identidade negra no Congado mineiro. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (org); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença – A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.
VILARINO, Marcelo de Andrade. Festas, cortejos, procissões: tradição e modernidade no congado belo-horizontino. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 07-72.