MANÁ OU ALIMENTO DA ALMA: ORAÇÕES E EXERCÍCIOS PIEDOSOS NA DIVULGAÇÃO E MANUTENÇÃO DA MORAL CATÓLICA NO SUL DO BRASIL (1930 – 1970)

Conteúdo do artigo principal

Eliana Gasparini Xerri

Resumo

Os estudos sobre temas religiosos são recorrentes na análise da história das sociedades, mas não são tão comuns os que se dedicam à divulgação de preceitos morais associados à fé, presentes em livros de orações, objeto de investigação desse trabalho. Trata-se da reflexão sobre as orientações comportamentais registradas em tais obras que eram presenteadas às noivas católicas da região colonial do Rio Grande do Sul, Brasil. Os escritos do livro Maná ou Alimento da Alma Devota referem-se não apenas às orações, mas também à forma de vestir, postura adequada e horários para as preces, dados sobre as indulgências, e o que é considerado pecado, acrescentando ainda observações exemplificadas, que possibilitam sua associação com as práticas religiosas e sociais do período em estudo. As conclusões revelam que a história da religião transita pelos mais diversos documentos, permitindo, através da análise de seu conteúdo, baseada na investigação de discurso, embasada em Orlandi (1999), a aproximação entre registros religiosos e contextos históricos do Brasil, demonstrando práticas de fé e civismo pautados por ideias de moral. O método empregado está fundamentado na exploração historiográfica pautada pela abordagem da nova história que permite o diálogo entre diversas fontes na composição dos cenários e para o exame da cultura religiosa em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
XERRI, Eliana Gasparini. MANÁ OU ALIMENTO DA ALMA: ORAÇÕES E EXERCÍCIOS PIEDOSOS NA DIVULGAÇÃO E MANUTENÇÃO DA MORAL CATÓLICA NO SUL DO BRASIL (1930 – 1970). INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 12, n. 22, p. 235–249, 2017. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2017v12n22p235. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2017v12n22p235. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Eliana Gasparini Xerri, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação(PUCRS), Metre em História (PUCRS), Graduada em História (UFPel).

Professora da Graduação e Mestrado em História da Universidade de Caxias do Sul.

Pesquisadora na área de fontes e linguaens no ensino de história, com ênfase em impressos.