MANÁ OU ALIMENTO DA ALMA: ORAÇÕES E EXERCÍCIOS PIEDOSOS NA DIVULGAÇÃO E MANUTENÇÃO DA MORAL CATÓLICA NO SUL DO BRASIL (1930 – 1970)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os estudos sobre temas religiosos são recorrentes na análise da história das sociedades, mas não são tão comuns os que se dedicam à divulgação de preceitos morais associados à fé, presentes em livros de orações, objeto de investigação desse trabalho. Trata-se da reflexão sobre as orientações comportamentais registradas em tais obras que eram presenteadas às noivas católicas da região colonial do Rio Grande do Sul, Brasil. Os escritos do livro Maná ou Alimento da Alma Devota referem-se não apenas às orações, mas também à forma de vestir, postura adequada e horários para as preces, dados sobre as indulgências, e o que é considerado pecado, acrescentando ainda observações exemplificadas, que possibilitam sua associação com as práticas religiosas e sociais do período em estudo. As conclusões revelam que a história da religião transita pelos mais diversos documentos, permitindo, através da análise de seu conteúdo, baseada na investigação de discurso, embasada em Orlandi (1999), a aproximação entre registros religiosos e contextos históricos do Brasil, demonstrando práticas de fé e civismo pautados por ideias de moral. O método empregado está fundamentado na exploração historiográfica pautada pela abordagem da nova história que permite o diálogo entre diversas fontes na composição dos cenários e para o exame da cultura religiosa em estudo.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).