MANÁ OU ALIMENTO DA ALMA: ORAÇÕES E EXERCÍCIOS PIEDOSOS NA DIVULGAÇÃO E MANUTENÇÃO DA MORAL CATÓLICA NO SUL DO BRASIL (1930 – 1970)
Contenido principal del artículo
Resumen
Os estudos sobre temas religiosos são recorrentes na análise da história das sociedades, mas não são tão comuns os que se dedicam à divulgação de preceitos morais associados à fé, presentes em livros de orações, objeto de investigação desse trabalho. Trata-se da reflexão sobre as orientações comportamentais registradas em tais obras que eram presenteadas às noivas católicas da região colonial do Rio Grande do Sul, Brasil. Os escritos do livro Maná ou Alimento da Alma Devota referem-se não apenas às orações, mas também à forma de vestir, postura adequada e horários para as preces, dados sobre as indulgências, e o que é considerado pecado, acrescentando ainda observações exemplificadas, que possibilitam sua associação com as práticas religiosas e sociais do período em estudo. As conclusões revelam que a história da religião transita pelos mais diversos documentos, permitindo, através da análise de seu conteúdo, baseada na investigação de discurso, embasada em Orlandi (1999), a aproximação entre registros religiosos e contextos históricos do Brasil, demonstrando práticas de fé e civismo pautados por ideias de moral. O método empregado está fundamentado na exploração historiográfica pautada pela abordagem da nova história que permite o diálogo entre diversas fontes na composição dos cenários e para o exame da cultura religiosa em estudo.
Descargas
Detalles del artículo
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente en virtud de la Licença Creative Commons Attributionque permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase en inglés El efecto del acceso abierto).