ISLÃ, CULTURAS E RELIGIÕES: UM DIÁLOGO POSSÍVEL? PERSPECTIVAS HISTÓRICAS ACERCA DA PRESENÇA ISLÂMICA EM AL-ANDALUS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa discutir, a partir de uma região e um enquadramento histórico preciso (a Espanha muçulmana dos séculos VIII ao XIV), a possibilidade de uma postura dialogal do Islã com outras tradições religiosas. Neste sentido, partir-se-á do conceito de fronteira para, em seguida, se focar na história islâmica desta região. Logo a seguir, centrar-se-á na apresentação de alguns feitos culturais, artísticos e científicos decorrentes de certa tolerância inter-religiosa e mútua colaboração, apontando para certa Convivência ocorrida nesse período. Por fim, discutir-se-á aspectos da intolerância e tolerância existentes na Espanha islâmica, o que gerará reflexões sobre as possibilidades dialogais do Islã, apontando, sobretudo, para a perspectiva de que o problema não é o Islã em si, mas posturas intolerantes no seio islâmico, que também estão presentes em outras tradições religiosas, como o Cristianismo. Ao mesmo tempo, também há no seio do Islã posturas tolerantes, assim como o há em outras tradições religiosas.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALCORÃO SAGRADO. Tradução de Samir el Hayek. Rio de Janeiro: Otto Pierre Editores, 1980.
ARCE, Javier. Esperando a los árabes. Los visigodos en Hispania (507-711). Sem data, kindle edition.
ARMSTRONG, Karen. Uma história de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
BOFF, Leonardo. A Trindade é a melhor comunidade. Petrópolis: Vozes, 1989.
BRAZILLER, George. Convivencia: Jews, Muslins and Christians in Medieval Spain. New York: The Jewish Museum, 1992.
CASTRO, Américo. The Spaniards. An introduction to their history. Berkeley: University of California Press, 1971.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
GAMPEL, Benjamin R. Jews, Christians and Muslins in Medieval Iberia : Convivencia through the Eyes of Sephardic Jews. in: BRAZILLER, George. Convivencia: Jews, Muslins and Christians in Medieval Spain. New York; The Jewish Museum, 1992.
GARAUDY, Roger. El islam en occidente: Córdoba, capital del pensamiento unitario. Madri: Editorial Breogan, 1987.
GLICK, Thomas F. Cristianos y musulmanes en la España medieval (711 – 1250). Madri: Alianza Editorial, 1994.
GLICK, Thomas F. Science in Medieval Spain: The Jewish Contribution in the Context of Convivencia. In: BRAZILLER, George. Convivencia: Jews, Muslins and Christians in Medieval Spain. New York: The Jewish Museum, 1992.
GLICK, Thomas. Convivencia: An Introductory Note. In: BRAZILLER, George. Convivencia: Jews, Muslins and Christians in Medieval Spain. New York: The Jewish Museum, 1992.
HEERS, Jacques. História Medieval. Rio de Janeiro/São Paulo: DIFEL, 1977.
HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
JOMIER, Jacques. Islamismo: história e doutrina. Petrópolis: Vozes, 1993.
LEWIS, Bernard. Os árabes na história. Lisboa: Editora Estampa, 1982.
NURI, Abu-L-Hasan Al. Moradas de los Corazones. Madrid: Editorial Trotta, 1999.
RIOS SALOMA, M. F. La reconquista. Una construcción historiográfica (siglos XVI-XIX). México/Madrid: Universidad Nacional Autónoma de México, 2011.
SANJUÁN, Alejandro García. La conquista islámica de la península Ibérica y la tergiversación del pasado. Madrid: Editorial Marcial Pons, 2013.
SCHWARTZ, Sílvia. O suspiro do compassivo: uma contribuição de Ibn’ Arabi para a perspectiva contemporânea do pluralismo religioso. 2001. 169 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juíz de Fora, Programa de Pós- Graduação em Ciências da Religião, Juiz de Fora.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza. No mais profundo centro: João da Cruz e os Sadilies cantam a união transformante. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Juiz de Fora.
SOUZA, Carlos Frederico Barboza. A mística do coração: a senda cordial de Ibn ‘Arabī e João da Cruz. São Paulo: Paulinas, 2010.
TOYNBEE, A. Study of history. Oxford: Oxford University Press, 1947.
VALVERDE, Maria de la Concepción Piñero. Terra das Fronteiras: a Espanha do Século XI ao Século XIII. In: V.V.A.A. Mudanças e Rumos: o ocidente medieval. Séculos XI-XIII. Cotia: Ibis, 1997.