NOTAS SOBRE ÉTICA, RELIGIÃO E MÍDIA - DOI - 10.5752/P.1983-2478.2014v9n15p144

Main Article Content

Paulo César Nodari
Sandra Maria Krindges

Abstract

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a possível conexão entre ética, religião e mídia na sociedade contemporânea secularizada. Para tanto, a pesquisa sobre ética, religião e mídia desenvolve-se em três momentos. No primeiro momento, busca-se contextualizar brevemente o tema em questão na sociedade contemporânea globalizada, mostrando que a ética e a religião não podem ser alheias às prementes questões contemporâneas fomentadas, sobretudo, pela sociedade atual altamente cientificizada e tecnicizada. No segundo momento, tenta-se apresentar uma possível e plausível definição dos conceitos de ética e religião e sua relação livre, dialógica e autônoma. Por último, trata-se de mostrar não ser possível na contemporaneidade nem à ética e tampouco à religião prescindir dos recursos midiáticos, com a ressalva, porém, de que ambas não podem enveredar-se e deixar-se envolver pelos mesmos sem espírito de discernimento crítico pela mera ambição de status e jogo midiáticos, acabando por perder, por conseguinte, cada qual sua respectiva identidade.

Palavras-chave: Ética. Religião. Mídia. Sociedade. Globalização.

 

Abstract

The purpose of this paper is to discuss the possible connection among ethics, religion and media in contemporary secular society.  For this, the research on ethics, religion and media is developed in three stages. In the first one,  the topic mentioned is briefly contextualized in contemporary globalized society, showing that ethics and religion can not be unrelated to the urgent contemporary issues promoted by highly technicized  and  cientificized actual society. In the second phase, there is an introduction of a possible and plausible definition of ethics and religion and their free, dialogical and autonomous relationship. Finally, it is shown that it is not possible to do without media resources in the contemporary world, neither for ethics nor for religion . However, it is to be said, that neither of them can be involved by media resources without the spirit of critical discernment, by mere ambition of status and media game, eventually losing, each of them, their respective identity.

Keywords: Ethic. Religion. Media. Society. Globalization.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
NODARI, Paulo César; KRINDGES, Sandra Maria. NOTAS SOBRE ÉTICA, RELIGIÃO E MÍDIA - DOI - 10.5752/P.1983-2478.2014v9n15p144. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 9, n. 15, p. 144–167, 2014. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2014v9n15p144. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n15p144. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
ARTICLES
Author Biographies

Paulo César Nodari, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (PPGFIL-UCS-RS)

Graduado em Filosofia (UCS) Graduado em Teologia (PUCRS) Mestre em Filosofia (UFMG) Dourtor em Filosofia (PUCRS) Pós-Doutor em Filosofia (Universität Bonn)

Sandra Maria Krindges, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Psicologia pela UCS.

Psicóloga.

Mestranda no PPGFIL-UCS

References

AZEVEDO, Cristiane A. de. A procura do conceito de Religio: entre o relegere e o religare. In: Religare 7 (1), Março de 2010: pp. 90-96.

BAPTISTA, P. A. N.; SANCHEZ, L. W. (Orgs.). Teologia e Sociedade: relações, dimensões e valores éticos. São Paulo: Paulinas, 2011.

BAUDRILLARD, J. O sistema de objetos. 4ª ed., São Paulo: Perspectiva, 2000.

BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

BRIGHENTI, Agenor. A Igreja perplexa: as novas perguntas, novas respostas. São Paulo: Paulinas, 2004.

CANCLÍNI, N. G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1995.

CARRANZA, B. Linguagem midiática e religião. In PASSOS, D. J. ; USARSKI, F. (Orgs.). Compêndio de Ciência da religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013: pp. 539-555.

CASAS, Vicente Durán; SCANNONE, Juan Carlos; SILVA, Eduardo. Problemas de filosofía de la religión desde América Latina. De la experiencia a la reflexión. Bogotá: Siglo del Hombre Editores y Equipo Jesuita Latinoamericana de Reflexión Filosófica, 2003.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 10ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CATÃO, Francisco. Deus. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CENCI, Angelo. Ética geral e das profissões. Ijuí: Unijuí, 2010.

CORTINA, Adela. Ética mínima. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUPEYRIX, Alexandre. Compreender Habermas. São Paulo: Loyola, 2012.

DWORKIN, Ronald. A virtude soberana. A teoria e a prática da igualdade. 2ª ed., São Paulo: Martins Fontes, 2011.

ESTIMA, L. de F. L.; STORNI, M. O. T. A religião como produto de consumo: reflexões. In: CAOS: Revista Eletrônica de Ciências Sociais, N. 15, Março de 2010: pp. 15-28.

FILHO, Juvenal Savian. Religião. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

GASPARETTO, P. R. Midiatização da Religião: processos midiáticos e a construção de novas comunidades de pertencimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

HABERMAS, Jürgen. Entre Naturalismo e Religião. Estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.

HERVIEU-LÉGER, D. O peregrino e o convertido. A religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade. Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.

JONAS, Hans. Técnica, medicina e ética. Sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2013.

LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética. Dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Escritos de Filosofia IV. Introdução à Ética Filosófica 1. São Paulo: Loyola, 1999.

MAÇANEIRO, M. O labirinto sagrado. Ensaios sobre religião, psique e cultura. São Paulo: Paulus, 2011.

MENEZES, R.; TEIXEIRA, F. (Orgs.). Religiões em movimento. O censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A religião na sociedade urbana e pluralista. São Paulo: Paulus, 2013.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Desafios éticos da globalização. São Paulo: Paulinas, 2001.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Diálogos entre razão e fé. São Paulo: Paulinas, 2000.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética da racionalidade moderna. São Paulo, Loyola, 1993.

ORO, A. P. Modernas Formas de Crer. Revista Eclesiástica Brasileira. N. 225, 1997: pp. 39-56.

PANIKAR, Raimon. Ícones do mistério. A experiência de Deus. São Paulo: Paulinas, 2007.

PASSOS, D. J. Ser como Deus: críticas sobre as relações entre religião e mercado. In: BAPTISTA, P. A. N.; SANCHEZ, L. W. (Orgs.). Teologia e Sociedade: relações, dimensões e valores éticos. São Paulo: Paulinas, 2011: pp. 145-160.

PONDÉ, L. F. Religião e Ética. In PASSOS, D. J. ; USARSKI, F. (Orgs.). Compêndio de Ciência da religião. São Paulo: Paulinas: Paulus, 2013: pp. 161-173.

RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos. O contínuo crescimento do desemprego em todo o mundo. São Paulo: M. Books, 2004.

SANDEL, Michael J. Contra a perfeição. Ética na era da engenharia genética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SANDEL. O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado. 4ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SANGALLI, Idalgo José. Por que a ética? In: NODARI, Paulo César. Por quê? A arte de perguntar. São Paulo: Paulinas, 2011: pp. 47-65.

SPADARO, Antonio. Ciberteologia. Pensar o Cristianismo nos tempo da rede. São Paulo: Paulinas, 2012.

TAYLOR, Charles. Uma era secular. São Leopoldo: Unisinos, 2010.