NOTAS SOBRE ÉTICA, RELIGIÃO E MÍDIA - DOI - 10.5752/P.1983-2478.2014v9n15p144
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Abstract
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a possível conexão entre ética, religião e mídia na sociedade contemporânea secularizada. Para tanto, a pesquisa sobre ética, religião e mídia desenvolve-se em três momentos. No primeiro momento, busca-se contextualizar brevemente o tema em questão na sociedade contemporânea globalizada, mostrando que a ética e a religião não podem ser alheias às prementes questões contemporâneas fomentadas, sobretudo, pela sociedade atual altamente cientificizada e tecnicizada. No segundo momento, tenta-se apresentar uma possível e plausível definição dos conceitos de ética e religião e sua relação livre, dialógica e autônoma. Por último, trata-se de mostrar não ser possível na contemporaneidade nem à ética e tampouco à religião prescindir dos recursos midiáticos, com a ressalva, porém, de que ambas não podem enveredar-se e deixar-se envolver pelos mesmos sem espírito de discernimento crítico pela mera ambição de status e jogo midiáticos, acabando por perder, por conseguinte, cada qual sua respectiva identidade.
Palavras-chave: Ética. Religião. Mídia. Sociedade. Globalização.
Abstract
The purpose of this paper is to discuss the possible connection among ethics, religion and media in contemporary secular society. For this, the research on ethics, religion and media is developed in three stages. In the first one, the topic mentioned is briefly contextualized in contemporary globalized society, showing that ethics and religion can not be unrelated to the urgent contemporary issues promoted by highly technicized and cientificized actual society. In the second phase, there is an introduction of a possible and plausible definition of ethics and religion and their free, dialogical and autonomous relationship. Finally, it is shown that it is not possible to do without media resources in the contemporary world, neither for ethics nor for religion . However, it is to be said, that neither of them can be involved by media resources without the spirit of critical discernment, by mere ambition of status and media game, eventually losing, each of them, their respective identity.
Keywords: Ethic. Religion. Media. Society. Globalization.
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