‘À BEIRA DA LOUCURA’: DOENÇA MENTAL OU DOM ESPIRITUAL? O LIMIAR DE UM DIAGNÓSTICO DE UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p293

Main Article Content

Anete Roese

Abstract

RESUMO

O artigo apresenta um estudo sobre o limiar entre a doença mental e o dom espiritual e analisa a sutileza e a subjetividade com que operam mecanismos do senso comum e instituições que julgam sobre a veracidade dos fenômenos espirituais. O ponto de partida deste estudo é o ‘caso de Hilda’ – cuja experiência será relatada e analisada desde parâmetros da psicologia da religião, da psicologia existencial e fenomenológica de J. L. Moreno e Frankl e comparada com outros estudos de caso da área. O texto apresenta as implicações no que tange ao sofrimento imputado ao sujeito a partir de diagnósticos médicos e psicológicos, exclusões sociais e religiosas.

PALAVRAS-CHAVE: Doença mental. Fenômenos espirituais. Diagnóstico. Psicologia da religião. J. L. Moreno. Viktor Frankl.

ABSTRACT

The paper presents a study on the threshold between mental illness and the spiritual gift and analyzes the subtlety and subjectivity with which the mechanisms of common sense and institutions that judge about the veracity of the spiritual phenomena operate. The starting point of this study is the 'case of Hilda' - whose experience will be reported and analyzed from the psychology of religion parameters, the existential and phenomenological psychology parameters of J. L. Moreno and Frankl and compared with other case studies in the area. The text presents the implications in relation to the suffering attributed to the subject from medical and psychological diagnoses, social and religious exclusion.

KEYWORDS: Mental illness. Spiritual phenomena. Diagnosis. Psychology of religion. J. L. Moreno. Viktor Frankl.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
ROESE, Anete. ‘À BEIRA DA LOUCURA’: DOENÇA MENTAL OU DOM ESPIRITUAL? O LIMIAR DE UM DIAGNÓSTICO DE UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p293. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 293–309, 2014. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p293. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p293. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
DOSSIÊ PSICOLOGIA E RELIGIÃO
Author Biography

Anete Roese, PUC Minas

Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1997); Mestrado e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1999-2004) em Teologia pela Escola Superior de Teologia; Fez suas pesquisas sobre a dimensão terapêutica da religião. Graduada em Psicologia/PUC-MG e Pós Graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama/IMPSI-MG. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG, onde leciona Cultura Religiosa na Graduação e Psicologia e Religião no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, compõe o quadro permanente de docentes do Mestrado em Ciências da Religião da PUC/MG, com pesquisa em Psicologia e Religião e Religião e Relações de Gênero. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Psicologia da Religião da PUC/MG, com linhas de pesquisa sobre Fenomenologia da religião e psicologia e Religião e relações de gênero. Compõe a diretoria da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); integrante da equipe organizadora do XXVI Congresso Internacional da Soter e coordenadora do GT Religião e Relações de Gênero da Soter 2008-2013.