A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431

Main Article Content

Lindomar Rocha Mota
Werbert Cirilo Gonçalves

Abstract

RESUMO

Este artigo apresenta o apofatismo do Pseudo-Dionísio, o areopagita, como um conhecimento místico que recusa determinar Deus como um conceito objetivo e exige o abandono das formulações que ousam encerrar o Mistério divino em categorias. Sendo assim, foi necessário discutir, a princípio, a diferença entre o apofatismo da ousia próprio da Escolástica, que através da razão conclui a impossibilidade do conhecimento da “substância” do Ser Absoluto e o da persona do areopagita que conclui, a partir da relação pessoal e/ou existencial que estabeleço com Deus, que Ele não pode ser esgotado em formulações noéticas, do pensamento. Neste sentido, o apofatismo se apresenta como renúncia mística ou superação de um modo de conhecimento de Deus, que se encontra nas Trevas e no silêncio bem distante de toda idolatria conceitual com a qual ousamos defini-Lo; ele só pode ser celebrado pela linguagem simbólica a partir de suas phanias. Entendido como renúncia mística, esse apofatismo possibilitou compreender Deus como o “Nada de tudo o que é” e como o “Nome sem nome”; ou seja, a sua niilidade e o seu anonimato.

PALAVRAS-CHAVE: Deus. Mística. Apofatismo. Renúncia.

ABSTRACT

This article presented the apophatism of Pseudo-Dionysius the Areopagite, a mystical knowledge as refusing determine God as an objective concept and requires the abandonment of formulations that dare quit the Divine Mystery into categories. Therefore, it was necessary to discuss the principle, the difference between the apophaticism own ousia of Scholastic concludes that by reason of the impossibility of knowledge of the “substance” of the Absolute and the persona of the Areopagite concluded that, from personal a relationship and / existential or establish with God, that He cannot be exhausted in noetic formulations of thought. In this sense, the apophatism presents as mystical resignation or a way of overcoming the knowledge of God, which is in the darkness and silence far away from all conceptual idolatry that dare to define Him; unless the symbolic language concluded from their phanias. Understood as mystical renunciation, this apophatism possible to understand God as the “Nothing of all that is” and how “Unnamed Name”; i.e., its nihility and your anonymity.

KEYWORDS: God. Mysticism. Apophaticism. Resignation.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
MOTA, Lindomar Rocha; GONÇALVES, Werbert Cirilo. A NIILIDADE E O ANONIMATO DE DEUS: O APOFATISMO DO MÍSTICO PSEUDO-DIONÍSIO, O AREOPAGITA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 431–452, 2015. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p431. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2014v9n16p431. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
ARTICLES
Author Biographies

Lindomar Rocha Mota, PUC Minas

graduação em Filosofia e Teologia - Ateneu Pontifício Regina Apostolorum (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2000), mestrado em Atropologia Teológica - Pontificio Instituto Teresianum (2001) e doutorado em Filosofia Moderna pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2003). Atualmente é adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: argumentos transcendentais, liberdade, subjetividade, conhecimento, dialética, justiça, direito, poder; escatologia, esperança, religião, fé, modernidade; Kant e Espinosa.

Werbert Cirilo Gonçalves, PUC Minas

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

References

ANDÍA, Ysabel de. Henosis: l’union à Dieu chez Denys l’aréopagite. Leiden: E.J.Brill. 1996.

ANSELMO, Santo. Proslogion seu alloquium de Dei existentia. Tradução José Rosa. Covilhão: LusoSofia Press. 2008. 39 p. Disponível em: <http://www.lusosofia.net /textos/anselmo_cantuaria_proslogion.pdf>. Acesso em: 19 out. 2013.

AQUINO, Tomás. Suma teológica I. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2001.

ATOS DOS APÓSTOLOS. In: BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2003. p. 1900-1953.

BERNARD, Charles André. Teologia mística. São Paulo: Loyola, 2010.

BEZERRA, Cícero Cunha. Dionísio Pseudo-Areopagita: Mística e Neoplatonismo. São Paulo: Paulus, 2009.

CARABINE, Deirdre. The unknown God – negative theology in the platonic tradition: Plato to Eriugena. Louvain: Peetes Press, 1995.

COLLINS, Michael; PRINCE, Matthew A. História do cristianismo: 2000 anos de Fé. Loyola, 2000.

ÊXODO. In: BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2003. p. 101-161.

GÊNESIS. In: BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2003. p. 33-102.

GILSON, Étienne. Introdução ao Estudo de Santo Agostinho. Tradução Cristiane Negreiros Abbud Ayoub. São Paulo: Paulus, 2006.

GILSON, Étienne; BOEHNER, Philotheus. História da filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

LELOUP, Jean-Yves. Dionísio Teólogo (séc. V) e o Corpus areopagiticum (ou dionysiacum). In: Introdução aos verdadeiros filósofos. Os padres gregos: um continente esquecido do pensamento ocidental. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

LIBANIO, João Batista; MURAD, Afonso. Introdução à teologia: perfil, enfoques, tarefas. São Paulo: Loyola, 2005.

PROCLO. Théologie platonicienne. Tradução H.D.Saffrey-L.G. Westerink. Paris: Les Belles Lettres, 1974.

PSEUDO-DIONISIO. A hierarquia celeste. In: Obra completa. Tradução Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004c. p.137-199.

PSEUDO-DIONISIO. A hierarquia eclesiástica. In: Obra completa. Tradução Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004d. p. 201-288.

PSEUDO-DIONISIO. A teologia mística. In: Obra completa. Tradução Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004b. p. 129-136.

PSEUDO-DIONISIO. Cartas. In: Obra completa. Tradução Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004e. p. 289-323.

PSEUDO-DIONISIO. Os nomes divinos. In: Obra completa. Tradução Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004a. p. 9-128.

TILLICH, Paul. História do pensamento cristão. Tradução Jaci Maraschin. São Paulo: ASTE, 2000.

VAZ, Henrique C. de Lima. Experiência mística e filosofia na tradição ocidental. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

YANNARÀS, Christos. Heidegger e Dionigi Areopagita: assenza e ignoranza di Dio. Roma: Città Nuova, 1995.