DE UMA LAICIDADE DE INCOMPETÊNCIA A UMA LAICIDADE DE INTELIGÊNCIA: O CASO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p242
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Abstract
Neste artigo analisa-se o Ensino Religioso na escola pública, contextualizado na realidade brasileira, marcada por grande pluralidade e diversidade cultural e religiosa. Nosso ponto de partida será o novo conceito de laicidade de conhecimento, um novo marco nas relações entre sujeitos, confissões religiosas e o Estado. Neste contexto, destacaremos o modelo de Ensino Religioso que busca realizar a transposição didática da (s) Ciência (s) da Religião para a escola. Este modelo assume um papel fundamental para a afirmação do respeito para com o outro, principalmente frente ao crescimento dos mais diversos fundamentalismos do nosso tempo e dos mitos que povoam a nossa sociedade capitalista. Ele poderá mostrar que a religião é o mais despercebido instrumento de sustentação (teórica e prática) de diversas formas de dominação, mas também pode ser uma referência para as resistências locais a essas na luta pela libertação em várias situações. A educação para a solidariedade se compromete com esta noção de alteridade. Sem isso, não é possível passar para a solidariedade como um valor ético, reconhecendo-se no outro sua própria dignidade humana. Neste sentido, veremos que este modelo de Ensino Religioso cumpre um papel fundamental.
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