A DOUTRINA DA EDUCAÇÃO DIVINA DO HOMEM NA BÍBLIA GREGA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p296
Main Article Content
Abstract
O artigo busca recuperar um importante fundamento na constituição da teologia da história do cristianismo patrístico, a noção de educação providencial da humanidade, investigando as suas origens na tradução grega da Bíblia hebraica, a Septuaginta, que remonta ao judaísmo alexandrino do século II a.C. O objetivo é fornecer insumos para a história da noção de Providência divina em certa tradição de pensamento do cristianismo oriental, de Irineu de Lyon a Orígenes e além, propondo uma leitura talvez inédita, tanto no âmbito nacional quanto internacional, da sua elaboração como educação divina (Paideia) na Bíblia grega. Com esse fim, o ensaio oferece uma leitura em profundidade da tradução grega de determinadas passagens centrais do Deuteronômio que fazem referência à ação divina como processo educativo, passando a discutir em seguida as mesmas visões nos novos textos - depois canônicos - criados pelos judaizantes helenizados de Alexandria a partir do século III a.C., como a “Sabedoria de Salomão” e o “Eclesiástico de Ben Sirach”.
Downloads
Article Details
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).