CENTRALIDADE DA EXPERIÊNCIA E DA RELAÇÃO SOCIAL PARA A COMPREENSÃO DO ENCONTRO INTER-RELIGIOSO NA REALIDADE BRASILEIRA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p362
Main Article Content
Abstract
Atualmente a convivência inter-religiosa é desafio central e urgente. Objetivamos nesse artigo discutir a importância da experiência (a partir de Giussani e da Fenomenologia) e da relação social (por meio da Abordagem Relacional) para compreender a constituição do encontro inter-religioso na realidade brasileira. As análises indicam que a experiência (juízo pessoal diante do vivido) é fator fundamental para compreender o encontro inter-religioso em sua unidade e diversidade. Enquanto experiência, o encontro inter-religioso é acontecimento que provoca os sujeitos envolvidos a elaborarem a própria posição diante da alteridade a partir do reconhecimento de um centro aberto e compartilhado. A cultura brasileira oferece um contexto facilitador de experiências de encontro inter-religioso baseadas no reconhecimento mútuo e na vivência profunda da própria religiosidade na relação com a alteridade. A compreensão do encontro inter-religioso enquanto relação social implica considerar os fatores intencionais e estruturais desse fenômeno. Trata-se de realidade emergente que forma os sujeitos envolvidos, e emerge como bem relacional que possibilita o reconhecimento da diferença e de um horizonte humano recíproco. A possibilidade da convivência salutar está mais em se dispor à provocação do encontro inter-religioso em sua complexidade característica do que em propor modelos abstratos para resolver os dramas da diferença. PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Relação social. Encontro inter-religioso.
Downloads
Article Details
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).