O SÚDITO o antissemitismo na cultura religosa alemã pré-nazista
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Súdito, de Heinrich Mann, enquanto busca tratar acerca das relações da sociedade alemã com o construto imperial, evidenciando por meio da autoridade excessiva e da moralidade seletiva e de aparência uma “representação satírica do poder”, também apresenta em seu percurso literário outros elementos que compõem o conjunto dessa sociedade, como os preceitos culturais e religiosos que a regem. Mediante tal pressuposto, o presente trabalho objetiva explorar a qualidade antissemita enraizada na cultura alemã pré-nazista, tomando como base a sociedade exposta na obra em questão, por meio de análise documental. Para tanto, em um primeiro momento, será feita breve exposição – a partir de revisão bibliográfica – do autor e da obra, dando espaço, finalmente, para uma análise acerca da religiosidade e antissemitismo presente na narrativa. Mediante tal análise, foi possível observar que o antissemitismo é representado na obra como característica cultural da Alemanha pré-nazista e, além disso, como um elemento característico de uma positiva expressão de religiosidade, sendo herança do construto religioso que havia muito se formara.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
LUTERO, Martinho. Dos Judeus e Suas Mentiras. 1993. Disponível em: https://jesuegraciliano.files.wordpress.com/2017/10/dos_judeus_e_suas_mentiras.pdf. Acesso em: 07 dez. 2019.
MANN, Heinrich. El Súbdito. Madrid: Edaf Antillas, 2002.
MISKOLCI, Richard. Uma brasileira: a outra história de Julia Mann. Cad. Pagu., Campinas, n. 20, p. 157-176, 2003.
ROSZIK, Anderson Augusto. A crítica política e literária de Kurt Tucholsky e o início da República de Weimar (1919-1924). Assis, 2007. 249f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista.
WISCHMANN, Christine; CHRISTMANN, Karin. Polos opostos: Thomas Mann e Heinrich Mann. Letras, Curitiba, v. 24, p. 97-109, dez. 1975.