A IGREJA COMO MÃE SUFICIENTEMENTE BOA À LUZ DOS CONCEITOS DE WINNICOTT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo identifica a Igreja – comunidade autêntica de fé – como Mãe suficientemente boa à luz dos conceitos de Winnicott. Seu objetivo é analisar como a Igreja Católica tem se revelado uma mãe suficientemente boa através dos seus ensinamentos sociais, a partir da conceituação winnicotiana de mãe suficientemente boa, ambiente favorável e integração. Afirma-se que a importância dos cuidados retratados na teoria de Winnicott e também nos documentos da Igreja Católica explicitam a preocupação com o desenvolvimento integral do ser humano em todas as suas dimensões. Confirma-se também a relevância da teoria winnicotiana e da Doutrina Social da Igreja no que diz respeito às conquistas e aos cuidados com o ser humano, sob a clareza de que uma falha ou ausência de uma mãe
suficientemente boa, interferirá no desenvolvimento saudável do indivíduo.
suficientemente boa, interferirá no desenvolvimento saudável do indivíduo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
GUIMARÃES, Deborah Meireles Costa. A IGREJA COMO MÃE SUFICIENTEMENTE BOA À LUZ DOS CONCEITOS DE WINNICOTT. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 8, n. 13, p. 187–203, 2013. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2013v8n13p187-203. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6135. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).