A POLISSEMIA DO SAGRADO EM DO AMOR E OUTROS DEMÔNIOS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Contenido principal del artículo

Marcel Franco da Silva

Resumen

No mundo inteiro se reconhece o talento e a produção literária do escritor de Cem anos de solidão. Gabriel García Márquez, o criador do realismo mágico na literatura latinoamericana, revela-nos não somente a junção entre realidade e fantasia, mas também revela os rastros da presença do sagrado em suas obras. Em Do amor e outros demônios, por exemplo, encontramos experiências religiosas que leva-nos à compreensão (hermenêutica) do nosso contexto atual. Esse romance merece destaque
nessa pesquisa, porque nele o autor mostra que a religião faz parte da cultura, não como força dogmática, mas como grito das tradições religiosas que desde os séculos passados até os dias de hoje, são vítimas da intolerância social (Religiões de matriz indígena, africana). Mas Do amor e outros demônios é um texto cheio de vozes que nos mostra o pensamento mítico no tempo passado que nos faz pensar o tempo presente, trazendo polêmicas, entrechoques entre fé e medicina, entre culturas, mas procurando sempre evidenciar na sociedade como tais diversidades são acomodadas e interpretadas (sincretismo religioso dinâmico, hibridações culturais).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
DA SILVA, Marcel Franco. A POLISSEMIA DO SAGRADO EM DO AMOR E OUTROS DEMÔNIOS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 69–90, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6145. Acesso em: 12 sep. 2025.
Sección
DOSSIÊ LITERATURA E RELIGIÃO
Biografía del autor/a

Marcel Franco da Silva, PUC Minas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado
do Pará (UEPA). Licenciado pleno em Letras - Língua Portuguesa, pela referida instituição.