O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO

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Roseane do Socorro Gomes Barbosa

Resumo

Um grande desafio para o professor de Ensino Religioso encontra-se, sobretudo, na falta de Parâmetros Curriculares Nacionais que o ajudariam a definir os conteúdos desse componente curricular. Na tentativa de suprir essa falta, o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso propôs ao Ministério da Educação um modelo de PCNER, o qual, embora não tenha sido oficializado pelo MEC, constitui-se na mais importante diretriz para o Ensino Religioso. Além das orientações contidas nos PCNER o professor de Ensino Religioso conta com o apoio de diferentes linguagens que lhe permitem desenvolver o conteúdo da sua disciplina. Entre essas linguagens encontra-se a literatura que aborda alguns elementos das tradições religiosas, e trazem consigo um rico universo simbólico e cultural. Neste texto propomos estabelecer a aproximação entre literatura e Ensino Religioso a partir da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Nosso objetivo é elucidar que a leitura de uma obra literária pode se constituir como um recurso pedagógico a ser utilizado nas aulas de Ensino Religioso. Pois, desse universo é possível perceber a cultura religiosa aí presente, e a partir dela, trabalhar esses elementos como conteúdo de Ensino Religioso.

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Como Citar
BARBOSA, Roseane do Socorro Gomes. O RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS, E SEU APORTE PARA A AULA DE ENSINO RELIGIOSO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 91–102, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6146. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ LITERATURA E RELIGIÃO
Biografia do Autor

Roseane do Socorro Gomes Barbosa, PUC Minas

Mestranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. É bolsista Capes. Trabalha na direção de redação da Diálogo – Revista
de Ensino Religioso, publicada por Paulinas Editora.