A CRIAÇÃO: ESPLENDOR DA TRINDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Deus-Trindade, do nada, cria o mundo no amor e na liberdade que os Divinos Três vivem intratrinitariamente. No tempo, na história, o amor se torna quênose, saída de si em direção ao outro, “fazer espaço” para que o outro exista. Ao mesmo tempo, a criação é também o lugar em que o esplendor da Trindade se manifesta, pois é a exteriorização do amor intratrinitário manifestação contínua do Infinito no finito. O ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus é, por vocação, o partner da aliança, esplendor da quênose e quênose do esplendor divino, pois é exterioridade que evidencia a sua alteridade e a sua autonomia diante do Criador.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
FORTE, Bruno. Um pelo Outro. Por uma ética da transcendência. São Paulo: Paulinas, 2006.
_____. A Essência do Cristianismo. Petrópolis: Vozes, 2003.
_____. Para onde vai o Cristianismo? São Paulo: Loyola, 2003.
_____. À escuta do Outro. Filosofia e revelação. São Paulo: Paulinas. 2003.
_____. Teologia da História. Ensaio sobre a Revelação, o início e a Consumação. São Paulo: Paulus, 1995.
_____. Bruno. L’Eternità nel Tempo. Saggio di antropologia e etica sacramentale. Milano: Paoline, 1993. Traduções feitas pela autora do artigo.
_____. A Trindade como História. Ensaio sobre o Deus Cristão. São Paulo: Paulinas, 1987.
FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. Big Bang - A Teoria do Big Bang; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/big-bang.htm>. Acesso em 10 de abril de 2016.
DENZINGER, Heinrich. Enchiridion Symbolorum. Compêndio dos Símbolos, definições e declarações de fé e moral. Edição com a contribuição de HÜNEMANN, Peter. São Paulo: Paulinas – São Paulo: Loyola, 2007.
RAHNER, Karl. Curso Fundamental da Fé. São Paulo: Paulinas, 1989.
PIO XII. Carta Encíclica Humani Generis. Vaticano, 12 de agosto de 1950.