A EPISTEMOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO, SUAS LIMITACÕES E ABRANGÊNCIAS: A CONFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO E DA RELIGIÃO NA ESCOLA - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p221
Contenido principal del artículo
Resumen
A relação entre Educação e Religião intensificou-se na escola a partir da entrada do Ensino Religioso como área de conhecimento no currículo escolar brasileiro. O polêmico artigo 33 da LDB gerou intensa discussão sobre a epistemologia específica do e para o Ensino Religioso. No entanto, o que tratar no Ensino Religioso ainda ocupa as discussões. O artigo discute a epistemologia do Ensino Religioso e a abrangência do objeto de estudo dessa área de conhecimento. Além disso, ele apresenta algumas assertivas que demonstram que abordar o Ensino Religioso extrapola a mera discussão sobre o seu objeto. O texto propõe uma visão mais elástica ou moldável da episteme do Ensino Religioso na escola de modo a contemplar tendências educacionais mais recentes.
Descargas
Detalles del artículo
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente en virtud de la Licença Creative Commons Attributionque permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase en inglés El efecto del acceso abierto).
Citas
COSTELLA, Domenico. O Fundamento epistemológico do Ensino Religioso. In.: JUNQUEIRA, Sérgio Azevedo; WAGNER, Raul. O Ensino Religioso no Brasil. 2.ed. revisada e atualizada. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 129-141.
DALAROSA, Adair Angelo. Epistemologia e educação: articulações conceituais. UEPG, 2008. Ciências Humanas, Ciências aplicadas, Líng. Letras e Artes. Ponta Grossa 16(2) 343-350, dez.2008. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/651/631. Acesso em 01de novembro de 2013.
Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
MOLL, Jacqueline.Conceitos e pressupostos: o que queremos quando falamos de Educação Integral? In: BRASIL. Salto para o futuro. Educação integral. Ano XVIII boletim 13 - Agosto de 2008. p. 11-16.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
PASSOS, João Décio. Epistemologia do Ensino Religioso: a inconveniência política de uma área de conhecimento. Ciberteologia. Revista de Teologia & Cultura. Ano VII, n. 34, 2011, p. 108-124.
http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wpcontent/uploads/downloads/2011/04/05Epistemologia.pdf (acesso em 09.10.2011).
SCHOCK, Marlon Leandro. Objeto Próprio do Ensino Religioso escolar - De Babel ao Mar Vermelho. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 3, n. 1, p. 289-309, jan./jun. 2011