CRENÇA TEÍSTA: REFLEXIVIDADE E ADERÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar uma concepção de crença teísta que permita a articulação de dois aspectos: reflexividade e aderência. O primeiro aspecto consiste na ideia de que a crença teísta aparece como resultado de uma reflexão acerca de um determinado tipo de experiência. O segundo aspecto consiste no caráter evocativo e transformador a crença teísta. De acordo com algumas abordagens, entretanto, se a crença teísta tivesse um caráter reflexivo, ela não teria o tipo de aderência que lhe é própria. Esse argumento pressiona a concepção da crença teísta como crença básica, a saber, como uma atitude proposicional que constitui a experiência. No entanto, há ao menos uma circunstância relevante de formação de crença teísta, a experiência de vastidão, em que a experiência deve ser concebida como independente de crenças. Para essa circunstância, a crença teísta deve ser concebida como reflexiva. Nesse caso, cabe mostrar de que modo ela pode ser aderente. Tendo em vista o marco teórico integrativo da cognição ancorada, mostraremos que o caráter reflexivo da crença teísta não anula o seu caráter aderente.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BARSALOU, Lawrence. Grounded Cognition. The Annual Review of Psychology. 59: pp.617-645, 2008.
__________. Simulation, situated conceptualization, and prediction. Philosophical Transactions, 364, pp. 1281-1289, 2009.
DAVIDSON, Donald. Three Varieties of Knowledge. In. Subjective, Intersubjective, Objective. New York, 2001.
DRETSKE, Fred. Knowledge and Flow of Information. Palo Alto: CSLI Publications, 1999
EVANS, Gareth. The Varieties of Reference. Clarendon. 1982.
GOLDMAN, Alvin. Discrimination and Perceptual Knowledge. The Journal of Philosophy, 73, pp. 771-791, 1976.
KELTNER, Dacher. HAIDT, Jonathan. Approaching awe, a moral, spiritual, and aesthetic emotion, Cognition and Emotion, 17 (2), pp. 297-314. 2003.
LEOPOLD, David. Primary visual cortex, awareness and blindsight. Annual Review Neuroscience. 35, pp. 91-109, 2012.
McCAULEY, Robert. Why religion is natural and science is not. Oxford Press, 2011.
McDOWELL, John. Mind and World. Harvard Press, 1996.
__________. Conceptual Capacities in Perception. In. Kreativitat. Felix Verlag, 2006.
MILLIKAN, Ruth. Language, Thought and Others Biological Categories. Mit Press, 1984.
PEZZULO, Giovanni; BARSALOU, Lawrence; CANGELOSI, Angelo; FISCHER, Martin; McRAE, Ken; SPIVEY, Michel. Computational Grounded Cognition: a new alliance between grounded cognition and computational modeling. Frontiers in Psychology, pp. 1-11, 2013.
PIAGET, Jean. INHELDER, Bärbel. The psychology of the child. New York: Basic Books. 1966.
PLANTINGA, Alvin. Warranted Christian Belief. New York: Oxford University Press, 2000.
RAMSEY, Frank. Foundations - Essays in Philosophy, Logic, Mathematics and Economics. London; Routledge and Kegan Paul. 1978.
SHAPIRO, Lawrence. Embodied Cognition. Taylor e Francis. 2011.
SHIOTA, Michelle; KELTNER, Dacher; MOSSMAN, Amanda. The nature of awe: Elicitors, appraisals, and effects on self-concept. Cognition and Emotion, 21 (5), pp. 944-963, 2007.