A TRADIÇÃO APOFÁTICA perspectivas filosófica, teológica e mística do apofatismo

Conteúdo do artigo principal

Werbert Cirilo Gonçalves

Resumo

E


Este artigo apresenta o tema do apofatismo. Na teologia, ele se apresenta como “teologia negativa” ou como renúncia (aphaíresis) à materialização de Deus em formulações conceituais, preferindo assim uma “teologia simbólica” que “celebra” o Sagrado com imagens ou ícones. Já na filosofia, aparece relacionado ao discurso negativo sobre o Ser ou ao Uno-bem; e, também, como crítica à teologia cristã por ter transformado Deus num ídolo noético, construído com argumentos metafísicos (ontoteológicos) e fixado em linguagem logocêntrica. E, no misticismo, o apofatismo entende a superioridade do “Mistério” - que é experienciado na mística - reconhecendo a sua “inefabilidade” e o seu “anonimato”, bem como a sua “niilidade”. Entre os nossos referenciais teóricos se destacam: Deirdre Carabine, Cristos Yannaras, Jean Luc-Marion e Vladimir Lossky. O resultado final é a concepção da existência de uma tradição apofática no cristianismo que tem a sua originalidade no “discurso negativo” dos filósofos da Grécia antiga, sua configuração em “teologia negativa” e na “mística de trevas” a partir da Patrística e como crítica às concepções ontológicas de Deus na modernidade e na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GONÇALVES, Werbert Cirilo. A TRADIÇÃO APOFÁTICA: perspectivas filosófica, teológica e mística do apofatismo. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 89–110, 2022. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2022v17n1p89-110. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/25791. Acesso em: 27 set. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Werbert Cirilo Gonçalves, PUC Minas/PPGCR - bolsista CAPES

Doutor e Mestre em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor no Instituto Santo Tomás de Aquino - ISTA. Brasil. ORCID: 0000-0003-3402-1195. E-mail: werbert.cirilo@gmail.com. 

 

Referências

ADDIVINOLA, Gabriella. The apophatic tradition in Alan of Lille and Dante: logic, theology and petry from the twelfth to fourteenth centuries. Coventry: University of Warwick, 2013.

ARMSTRONG, Arthur Hilary. Plotinian and christian studies. London: Variorum Reprints, 1979.

ARNOU, René. Il desiderio di Dio nella filosofia di Plotino. 2. ed. Milano: Vita e Pensiero, 1997.

BAUMGARTNER, Brad Baumgartner. Weirs Mysticism: philosophical horror and the mystical text. Bethlehem: Lehigh University Press, 2020.

BERNARD, Charles André. Tutte le cose in lui sono vita: scritti sul linguaggio simbolico. Milano: San Paolo, 2010.

BEZERRA, Cícero Cunha. Dionísio Pseudo-Areopagita: Mística e Neoplatonismo. São Paulo: Paulus, 2009. 154 p.

BLANCO, Marcos G. Podemos adelantar la segunda venida. EPUB. Florida: Asociación Casa Editora Sudamenricana, 2020.

CARABINE, Deirdre. The unknown God: negative theology in the platonic tradition - Plato to Eurigena. Eugene: Wipf and Stock, 1995. E-book.

DERRIDA, Jacques. La escritura. In: DERRIDA, Jacques. De la gramatología. Siglo Cerro del Agua: XXI Editores, 1971. p. 7-128.

DUBOIS, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FRANKE, William. Edited with theoretical on critical essays: on what cannot be said. v. 1. Formulation’s classics. University Notre Dame Press, 2007.

GREGÓRIO DE NISSA. Vida de Moisés. Campinas: Livre, 2017.

HEIDEGGER, Martin. A constituição ontoteológica da metafísica. In: Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Abril, 1979.

JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

JUGRIN, Daniel. Negative theology in contemporary interpretations. European Journal for Philosophy of Religion, Birmingham, v. 10, n. 2, p. 149-170, 2018.

LATOURELLE, René; FISICHELLA, Rino. Dicionário de teologia fundamental. Petrópolis: Vozes, 2018.

LIBANIO, João Batista; MURAD, Afonso. Introdução à teologia: perfil, enfoques, tarefas. São Paulo: Loyola, 2007.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Experiência mística e filosofia na tradição ocidental. São Paulo: Loyola, 2000.

LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Escritos de filosofia VII: raízes da modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.

LOSSKY, Vladimir. The mystical theology of the eastern church. Cambridge: James Clarke & Co. 1991.

LOUTH, Andrew. The originis of the christian Mystical tradition. Oxford: Clarendon Press, 1983.

MCGINN, Bernard. As fundações da mística: das origens ao século V. Tradução de Luiz Malta Louceiro. São Paulo: Paulus, 2012. (Tomo I: a presença de Deus: uma história da mística cristã ocidental).

MARION, Jean-Luc. Dieu sans l’etrê. Paris: Librairie Arthème Fayard, 1982. 155 p.

MARION, Jean-Luc. El ídolo y la distancia: cinco estúdios. Salamanca: Sígueme, 1999.

MARSOLA, Maurício Pagotto. Nas fontes da teologia negativa: aphaíresis e apóphasis em Plotino e Proclo. Síntese: revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 34, n. 110, 2007, p. 363 - 372.

MONDIN, Battista. Os grandes teólogos do século vinte. São Paulo: Paulinas, 1979.

MORA, Carlos Arboleda. Dionisio Areopagita y el giro teológico de la fenomenologia. Pensamiento y Cultura: revista científica de filosofía de la Universidad de La Sabana. Chía – Cundinamarca. v. 13-2. Dez. 2010. p.181-193. Disponível em: . Acesso em: 24 dez. 2013.

MORAES, Dax. O logos em Fílon de Alexandria: a fronteira entre o pensamento grego e o pensamento cristão nas origens da teologia bíblica. Natal: EDUFRN, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. 2. ed. Lisboa: Guimarães e Cia Editores, 1982. 316 p.

OVIEDO, Luis. Teologia negativa. In: Lexicon: dicionário teológico enciclopédico. Tradução de João Paixão Netto e Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Loyola, 2003. p. 743-744.

PLATÃO. A república. 7. ed. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.

PLOTINO. Enéadas: textos esenciales. Traducción, notas y estudio preliminar por María Isabel Santa Cruz e María Inés Crespo. Buenos Aires: Colihue, 2007.

PSEUDO-DIONÍSIO. Obra completa. Tradução de Roque Frangiotti. São Paulo: Paulus, 2004.

RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé: introdução ao conceito de cristianismo. São Paulo: Paulus, 2008.

REALE, Giovanni. História da filosofia Grega e Romana. Tradução de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. v. 4. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

SANTOS, José Trindade. In: PARMÊNIDES. Da natureza. Tradução, notas e comentários de José Trindade Santos. São Paulo: Loyola, 2002.

SELL, Carlos Eduardo; BRÜSEKE, Franz Josef. Mística e sociedade. Itajaí: UNIVALI; São Paulo: Paulinas, 2006.

SKUDLAREK, William. The continuing quest for God: monastic spirituality in tradition and transition. Collegeville: Liturgical Press, 1982.

TEIXEIRA, Faustino. A experiência de Deus nas religiões. Numen: revista de estudo e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 111-148, 200o. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21730. Acesso em 26 abr. 2021.

ULLMANN, Reinholdo Aloysio. Plotino: um estudo das Enéadas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008

VAGAGGINI, Cipriano. Nuovo dizionario di teologia. Alba: Paoline, 1976.

YANNARÁS, Christos. Heidegger e Dionigi Areopagita: assenza e ignoranza di Dio. Roma: Città Nuova, 1995. E-book.

YILDIZ, Efrem Yildiz. El concepto de la mística en la tradición cristiana. Ehumanista / IVITRA, Santa Barbara, v. 16, 116-128, 2019. Disponível em: https://www.ehumanista.ucsb.edu/sites/default/files/sitefiles/ivitra/volume16/4.%20Yildiz.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021.

YUNIS, Leandra Elena. Orientalismo na tradução da poesia persa sufi. Cadernos de Tradução: revista da Universidade de Santa Catarina, Florianópolis, v. 39, p. 78-100, set. - dez., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ct/a/D5SxMWjScr6QGR6cgDLqgPz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.