A FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA NA TEOLOGIA TRANSCENDENTAL DE KARL RAHNER
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo pretendemos apresentar a justificativa de um fundamento filosófico para a Teologia com base no pensamento de Karl Rahner, além de expor como o problema da relação entre Filosofia e Teologia constitui a condição de possibilidade de credibilidade da mensagem cristã, o que, no limite, leva à compreensão de que a própria Teologia precisa reformular seu modus operandi para falar ao homem hodierno. A necessidade de repensar a linguagem teológica, nesse sentido, passa por uma adequação às condições daquele a quem a mensagem divina se destina, o que significa, antes de mais, que a Teologia não pode absolutamente prescindir do elemento humano e, portanto, da précompreensão que o homem tem de si e do mundo, logo da Filosofia, ao mesmo tempo em que não pode abdicar igualmente da Antropologia para a realização de seu intento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
FILHO, José Edmar Lima. A FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA NA TEOLOGIA TRANSCENDENTAL DE KARL RAHNER. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 183–193, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6151. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).