“DàshuĬ”: CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIRTUDE DA ÁGUA E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO CHINÊS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, o autor investiga elementos da Geografia da Religião na religiosidade chinesa a partir de um vislumbre do uso metafórico da água em escritos confucionistas e taoístas. O objetivo é mostrar como elementos ambientais podem ter contribuído de forma decisiva para a gênese das religiões chinesas e para o pensamento religioso chinês, que é plasmado fundamentalmente pela percepção dos ciclos da natureza.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
APOLLONI, Rodrigo Wolff. “DàshuĬ”: CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIRTUDE DA ÁGUA E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO CHINÊS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 5, n. 7, p. 59–72, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6452. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
Dossiê Geografia da Religião - nova abordagem (I)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).