A GEOGRAFIA DA ALMA INDÍGENA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os povos das florestas, com suas mitologias, rituais e ética, estabelecem relações importantes entre sujeitos diversos: toda a criatura vegetal, animal, humana e mineral, bem como o vento, a terra, as estrelas, o fogo, o trovão, as águas, as montanhas, tornam-se os sujeitos desta relação, que se estabelece como sagrada. Desse modo os espaços são dotados de espírito e contêm em si uma diversidade de outros espíritos, todos eles sendo expressões da vida e portanto, companheiros, ajudantes. Certas vezes, quando zangados, interagem criando desarmonias e moléstias. Há nessa sacralidade espacial a aceitação das emanações polares do espírito, mas também há a busca do acordo, da harmonização do sujeito índio com o sujeito natureza. Daí resulta que as geografias são vivas, que a Mãe Terra é sagrada e que não há nada a partir dela que não o seja também.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHLÖGL, Emerli. A GEOGRAFIA DA ALMA INDÍGENA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 5, n. 7, p. 89–102, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6454. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
Dossiê Geografia da Religião - nova abordagem (I)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).