COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE: PRESENTE, PASSADO E FUTURO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) não desapareceram. Fala-se do seu declínio, mas esquece-se de que a sua história continua. As CEBs se inscrevem no clima de uma sociedade pós-industrial, com suas estruturas diversificadas, descentralizadas e articuladas em redes, num novo paradigma de pluralismo. Elas ainda tem muito a dizer acerca da cidadania e da democracia em nosso país. Por isso, o artigo quer insistir na oportunidade das Comunidades Eclesiais de Base para um sistema emocrático em bases participativas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
COUTINHO, Sérgio Ricardo. COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE: PRESENTE, PASSADO E FUTURO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 4, n. 6, p. 173–185, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6679. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).