O URBANISMO COMO MODO DE CONSTRUÇÃO DAS VÁRIAS IDENTIDADES DOS MORADORES DE BRASÍLIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende discutir a construção das várias identidades sociais que compõem o sujeito que veio de outras regiões do país para residir em Brasília, em busca de melhores oportunidades de trabalho. Brasília é uma cidade construída para ser o centro do poder político e teve sua estrutura urbana cuidadosamente planejada. O projeto inicial resumia-se ao Plano Piloto cujos residentes seriam os funcionários públicos e seus familiares, numa média de 500 mil habitantes. Entretanto, o entorno cresceu formando as “cidades satélites” que compõem Brasília. Por se tratar de uma cidade urbanizada recentemente, sua identidade social e cultural está em formação, causando reflexos na adaptação do imigrante. As identidades sociais dos indivíduos que migraram para Brasília permanecem atreladas a seu local de origem, o que dificulta a sua adaptação e a construção de uma nova identidade social. A metodologia presente nessa pesquisa foi feita através da aplicação de questionário aberto. Os participantes foram selecionados tanto entre pessoas que imigraram recentemente como também entre algumas que vieram para Brasília há muitos anos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
GRANDE, Carolina. O URBANISMO COMO MODO DE CONSTRUÇÃO DAS VÁRIAS IDENTIDADES DOS MORADORES DE BRASÍLIA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 119–135, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6739. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).