TEORIA DO RECONHECIMENTO E MOVIMENTOS SOCIAIS: O POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DE AÇÕES COLETIVAS MORALMENTE MOTIVADAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A despeito dos avanços da teoria habermasiana em tornar reflexivas partes do mundo utilizando funções da linguagem, os próprios objetivos dessa teoria não são suficientes para situações de luta pelo reconhecimento que visam à formação de solidariedade. O presente artigo tem como objetivo desenvolver um esboço teórico capaz responder aos desafios apresentados por Axel Honneth quanto à possibilidade de lutas por reconhecimento moralmente motivadas. Esse autor retoma o modelo conceitual do jovem Hegel sobre a eticidade como esfera de reconhecimento, indispensável à constituição de indivíduos autônomos e individuados. Essa esfera é necessária para que os indivíduos articulem pretensões de reconhecimento e solidariedade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
MORAES, Renato. TEORIA DO RECONHECIMENTO E MOVIMENTOS SOCIAIS: O POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO DE AÇÕES COLETIVAS MORALMENTE MOTIVADAS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 66–80, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6752. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).