INTRODUÇÃO, ACEITAÇÃO E REJEIÇÃO DE NOVAS CELEBRAÇÕES NO METODISMO BRASILEIRO: A HISTÓRIA DA “CELEBRAÇÃO DO CORAÇÃO AQUECIDO” E DA “FESTA DE DONA SUSANA” - DOI 10.5752/P.1983-2478.2014v9n16p350
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Resumo
RESUMO
Este artigo discute a introdução de duas celebrações anuais, criadas na Igreja Metodista no Brasil em 1985 e 1999: a aceitação de uma (Celebração do coração aquecido, desde 1982) e a rejeição de outra (Festa de Dona Susana, desde 1999).Explicam-se a introdução, a rejeição e a aceitação a partir das contribuições da antropologia social de ChristophWulf (papel dos ritos), da sociologia da religião de José Bittencourt Filho(matriz religiosa) e da cultura visual de David Freedberg (poder de imagens), além de Anton Houtepen(função “dêitica” de imagens) e David Morgan (relação simpática / empática com imagens), a partir dasuaproximidade com a cultura dominante, em combinação com um discursoque critica ou escondeessa relação. Palavras-chave:Imaginação. Ritual. Festa da Dona Suzana. Celebração do Coração Aquecido. Matriz religiosa brasileira.
ABSTRACT
This article discusses the introduction of two annual events created in the Methodist Church in Brazil, in 1985 and 1999: the acceptance of one (Celebration of the warm heart, since 1985), and the rejection of the other (Feast of Dona Susana, 1999). Introduction, rejection and acceptance are explained by means of thecontributions of the cultural anthropology ofChristophWulf, the sociology of religion of Jose BittencourtFilho, and the visual culture of David Freedberg, Anton Houtepen,and David Morgan, focusing on their proximity with the dominant culture in combination with a speech that criticizes or hides this relation. Keywords:Imagination; ritual; Feast of Dona Susana; Celebration of the warmed heart; Brazilian religious matrix.
RESUMEN
Este artículo aborda la introducción de dos eventos anuales, creado en la Iglesia Metodista de Brasil, en 1985 y 1999, la aceptación de un (Celebración del corazón caliente, desde 1985), y el rechazo de la otra (Fiesta de doña Susana, 1999). Introducation, rechazo y aceptación, se explican en base a los aportes de la antropología cultural de ChristophWulf, la sociología de la religión de José BittencourtFilho, y la cultura visual de David Freedberg, AntonHoutepen y David Morgan, centrándose en su proximidad con la cultura dominante en combinación con un discurso que critizises u oculta esta relación.
Palabras clave: Imaginación; rituales; Fiesta de doña Susana; Celebración del corazón calentada; matriz religiosa brasileña.
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