PARA UMA LEITURA TEOLÓGICA DE CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
“Deus” é um tema valioso para o escritor português José Saramago e se encontra presente nas suas numerosas obras. No seu último romance, Caim, o autor narra um duelo entre os personagens “deus” e “caim”, provocando o leitor a uma opção por “caim”, bom e honesto, e contra “deus”, irresponsável e arrogante. O duelo se realiza com uma paródia irônica dos episódios bíblicos do Antigo Testamento e não se finaliza com a morte de “deus”, mas com a permanência deste enquanto questão inconclusa e com divinização do ser humano. Propomos, neste artigo, uma leitura do romance Caim sob uma óptica teológica, a fim de discutir a imagem de deus que José Saramago apresenta no livro. Saramago se opõe a uma imagem institucional de deus veiculada pelas instituições religiosas milenares, sobretudo judaísmo e cristianismo. Ele propõe uma fé no ser humano sem crenças religiosas ou um deus no humano livre capaz do bem.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
FERRAZ, Salma. As faces de Deus na obra de um ateu. 2ª ed. Blumenau: Edifurb, 2012a.
FERRAZ, Salma. Lilith. In: FERRAZ, Salma. Dicionário de personagens da obra de José Saramago. Blumenau: Edifurb, 2012b, p. 204-205.
LOPES, João Marques. Saramago: biografia. São Paulo: Leya, 2010.
SANT’ANNA, Jaime. Em que crêem os que não crêem: o sagrado em José Saramago. São Paulo: Fonte editorial, 2009.
SARAMAGO, José. Caim. São Paulo: Companhia das letras, 2009.
SILVA, Hudson Marques. Configurações do mal no romance Caim, de José Saramago. In: MAGALHÃES, Antônio Carlos de Melo. O demoníaco na literatura. 2012, p. 215-223.
SOUZA, Ronaldo Ventura. Figurações de Deus nos Romances de Saramago. São Paulo: USP, 2012. 207 p. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
SUMAM, Guilherme. Caim: a psicologia de Deus na obra de José Saramago. Nau Literária, Porto Alegre, vol. 8, n. 2, p. 1-11, jul-dez 2012.