TEOLOGIA E LITERATURA bases para um diálogo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente comunicação visa apresentar as linhas gerais do trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa em Literatura, Religião e Teologia (LERTE – PUC SP) e indica brevemente como o estudo das relações entre teologia e literatura tem-se intensificado nos últimos tempos, sobretudo em trabalhos realizados na zona de confluência entre as realidades literárias e religiosas. Trabalha-se mais relacionando a literatura, e a arte em geral, com religião que propriamente com a teologia, alguns encarando a confessionalidade da teologia como um impedimento para um diálogo frutuoso entre elas. Será preciso, então, esclarecer os pontos sobre os quais se baseia o trabalho teológico de aproximação com o universo literário, bem como o porquê de tal empreendimento. O presente texto parte da convicção, básica para a teologia e a fé cristã, de que Deus se revela na história da humanidade, e daí argumenta em favor de uma compreensão ampla da questão, no sentido de que tal Revelação nos chega através de histórias narradas sobre figuras de humanidade com densidade literária. Com isso visa estabelecer uma ponte real entre literatura e teologia, afirmando aspectos epistemológicos no horizonte da teologia que demonstram seu real interesse em dialogar com a literatura. Tais aspectos enfatizam a interpretação da história feita pelas narrativas e a perspectiva de humanidade que nelas se faz presente, propondo à teologia caminhos promissores para a reflexão que quer compreender melhor a Deus que é afirmado pela confissão de fé.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALETTI, N.; GILBERT, M.; MIES, F.; SONNET, J-P.; WENIN, A. Bible et littérature; Namur, Lessius, 1999.
ELIADE, M. O sagrado e o profano. A essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GESCHÉ, A. O ser humano. São Paulo: Paulinas, 2003.
GESCHÉ, A. La théologie dans le temps de l’homme, Littérature et Révélation. In VERMEYLEN, J. (dir.), Cultures et théologies em Europe: jalons pour un dialogue. Paris: Cerf, 1995, pp. 109-142.
LIBÂNIO, J. B. Teologia da Revelação a partir da modernidade. São Paulo: Loyola, 1992.
LIMA, A.P; MANZATTO, A. A (re-) descoberta do imaginário no universo teológico: uma reflexão a partir de Adolphe Gesché; Teoliterária, 7, 2014, pp. 250-264.
MANZATTO, A. Pequeno panorama de teologia e literatura. In: MARIANI, C.B.; VILHENA, M.A, (Orgs.), Teologia e arte. São Paulo: Paulinas, 2010, p. 87-98.
MANZATTO, A. Teologia e literatura. São Paulo: Loyola, 1994.
OTTO, R. O sagrado, os aspectos irracionais do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo-Petrópolis: Sinodal-Vozes, 2007.
RICOEUR, P. O conflito das interpretações, Rio de Janeiro: Imago, 1978.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa, 3. Vols. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
SPADARO A. La grazia dela parola. Karl Rahner e la poesia. Milano: Jaca Book, 2006.
THÉOBALD, C. A revelação, São Paulo: Loyola, 2006.
THÉOBALD, C. Dans les traces... de la Constitution Dei Verbum du Concile Vatican II. Paris: Cerf, 2009.
TOUTIN, A. Teologia y literatura: Hitos para um diálogo; Anales de la Facultad de Teologia 3; Suplementos a Teologia y Vida; Santiago: Pontifícia Universidad Católica de Chile, 2011.
VILLAS BOAS, A. Teologia e literatura como teopatodiceia: em busca de um pensamento poético teológico. Tese doutoral apresentada na PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2013.
WÉNIN, A./ MARGUERAT, D.; ESCAFFRE, B. En torno a los relatos biblicos; Estella: Editorial Verbo Divino, 2005.
YUNES, E. O que é a ALALITE?. Teoliterária 2 (2011), pp. 206-208.
YUNES, E; ROCHA, A; CARVALHO G. (Orgs.), Teologias e Literaturas: considerações metodológicas; São Paulo: Fonte Editorial, 2011.