SAÚDE, BEM-ESTAR E ESPIRITUALIDADE uma avaliação crítica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A abertura da biomedicina atual à experiência espiritual dos pacientes, implica em transformações da noção mesma de espiritualidade, quando comparamos esta aos significados que ela possui nas tradições espirituais cristãs. Neste texto, sustento que um dos mecanismos de recepção e de produção do objeto espiritual no mundo biomédico consiste numa forma de "eticização" da espiritualidade. Afirmo que a linguagem da espiritualidade cobre um objeto que me parece melhor chamar de “ética”. A linguagem biomédica usada para designar a experiência espiritual em tempos de doença mobiliza categorias que são mais expressivas de uma forma de pensamento do que a longa tradição reflexiva ocidental sobre a ação humana associa à ética do que uma forma de pensamento associada às espiritualidades de tradições religiosas.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).