Primeiras impressões contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre História e ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2021v4n2p47-66

Resumo

Estudos relacionados à história da matemática, em particular, os que estão direcionados aos conceitos matemáticos, podem contribuir para a desmistificação cultural disciplinar de uma ciência de difícil acesso. Dentre os expostos que possuem uma visão no qual os recursos advindos da história podem potencializar o ensino de matemática, encontramos os que utilizam os instrumentos matemáticos. Dessa forma, esse artigo é uma primeira impressão dos aspectos contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) encontrado em The Declaration of The Two Rules for Calculations. Para isso procuramos utilizar uma metodologia qualitativa de caráter documental, visto que iremos, a partir do texto de 1639, em inglês, apresentar características das duas réguas para cálculo direcionando aos aspectos de sua descrição. Desde já, percebemos que a construção desse instrumento requer o conhecimento de elementos epistemológicos atrelados aos conceitos de seno e logaritmos do período, que partindo dos conhecimentos adquiridos a partir da interpretação do documento The Declaration of The Two Rules for Calculations, de William Oughtred (1574-1660), buscamos conhecer as possibilidades relacionadas as questões da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

Kawoana da Costa Soares, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura em Matemática no 4º semestre pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de iniciação científica pela PROEX (Pró-Reitora de Extensão) pela Universidade Estadual do Ceará.

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará

Verusca Batista Alves é graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017) e mestre em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do Grupo Editorial do Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Atualmente é professor do curso de graduação em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área da Educação Matemática, com uma fase em História da Matemática, tratando principalmente da formação inicial e continuada de professores de matemática, com enfoque na interface entre história e educação matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Edição

Seção

Artigos