A MORADA DA ESPIRITUALIDADE EM CUIDADOS PALIATIVOS: a escuta do sofrimento
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2019v2n1p87-109Abstract
Esse artigo discute o cuidado do outro em situações de sofrimento psíquico frente a a-meaças intermitentes da doença e da morte. A categoria da esperança faz sua morada na espiritualidade, que é ética, ao refletir sobre o outro em uma escuta cuidadosa do sofri-mento alheio. O cuidar do outro em cuidados paliativos implica compreender a categoria da transcendência como necessidade da espécie humana, independentemente de religi-ão. É neste sentido que as situações de fragilidade e limite se apresentam à equipe de cuidados paliativos, ao trazer em cena a dor corporal e o sofrimento do espírito. Este ar-tigo reflete o campo aberto da espiritualidade em uma fronteira interdisciplinar, na qual a saúde se hospeda numa ética do cuidado e da esperança.
Palavras-chave: Espiritualidade. Cuidados Paliativos. Dor. Sofrimento. Saúde.
Downloads
References
ARANTES, Ana Cláudia Quintana. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2016.
COELHO, Maria Emidia de Melo. Espiritualidade no processo de adoe-cimento e terminalidade. 2011. 210f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011
FERREIRA. Amauri Carlos. Filosofia e Envelhecimento. In: COMPOSTRI-NI, Eliana. (Org.). Odontogeriatria. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. p.3-6.
FIGUEIREDO, Luis Claúdio. As diversas faces do cuidar: considerações sobre a clínica e a cultura. In: MAIA, Marisa Schargel (Org.). Por uma é-tica do cuidado. Rio de Janeiro: Garamond, 2009. p.121-140.
GRASSI, Marie Clair. Hospitalidade - transpor a soleira. In: MONTAN-DON, Alain (Org.). O livro da Hospitalidade - Acolhida do estrangeiro na História e nas Culturas. São Paulo: Senac, 2011.
GUIMARÃES, Regina Maria. Filosofia dos Cuidados Paliativos. In: SALTZ, Ernani; JUVIER, Jeane (Org.). Cuidados Paliativos em Oncologia. Rio de Janeiro: Senac, 2014.
HOMERO, Ilíada. Trad. Frederico Lourenço. São Paulo: Penguin Classics Companhia das letras, 2013.
KOVÁCS, Maria Júlia. Educação para a morte: temas e reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo/Fapesp, 2003.
KUBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a morte e o morrer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LELOUP, Jean Yves; HENNEZEL, Marie de. A arte de morrer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
LOPES, Adriana Dias. A ética na vida e na morte. Revista Veja, São Pau-lo, n.17, p.100-108, 28 abr. 2010.
LORAUX, Nicole. A Tragédia Grega e o Humano. In: NOVAES, Adauto (Org.). Ética. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
MATÉ, J.; JUAN, E. Que dizem os especialistas sobre as necessidades es-pirituais. In: SOCIEDADE ESPANHOLA DE CUIDADOS PALIATIVOS. El acompanãmento espiritual em cuidados paliativos. Barcelona: SECPAL, 2008. p. 24-52.
OLIVEIRA, José Ricardo. Silêncio. Belo Horizonte: Lutador, 2009.