O aprendizado da Matemática e os elementos lúdico e sensorial além dos limites da sala de aula

Autores/as

  • Fátima Aparecida Kian Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Luís Delcides Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2022v5n1p100-110

Resumen

O presente artigo apresenta um panorama sobre o ensino da matemática de forma maçante e demasiadamente concentrado em sala de aula. Os alunos, para tomarem gosto do aprendizado e perceber a sua aplicabilidade, especialmente no dia a dia, necessitam vivenciar as experiências na realidade, particularmente em atividades extra aula ou o docente levar os estudantes até uma loja de materiais de construção, supermercado para experimentar novas experiências. É necessário ter experiências extraclasse para um melhor aprendizado da matemática e a sua aplicabilidade no cotidiano? O estudo apresenta a importância da matemática no cotidiano, o olhar dos objetos comuns como tríades. Para isso, a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, os caminhos da leitura e do estudo literário foram traçados, com bases nos ensinamentos de Charles Sanders Pierce, um dos principais pensadores da Semiótica Americana, ao mencionar a experiência de olhar para a estrada e o ensinamento de Lewis Carrol, com toda a sua inteligência ao associar a história de Alice no País das Maravilhas com ensinamentos sutis acerca da geometria espacial e os detalhes precisos acerca dos números e de suas características através de uma trama prazerosa e envolvente como “Alice no País das Maravilhas”. O objetivo do presente estudo é apresentar a importância da educação das Ciências Exatas, especialmente fora dos limites da sala de aula ao proporcionar experiência e, as considerações desta pesquisa é mostrar a aplicabilidade da matemática para os alunos e a importância dos cálculos no dia a dia.

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Biografía del autor/a

Fátima Aparecida Kian, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Luís Delcides Rodrigues da Silva

Grupo de Pesquisa Direito Constitucional na Sociedade da Informação e do Observatório Brasileiro do Direito Internacional Público e Privado

Publicado

2022-07-21

Número

Sección

Artigos