Avaliação em fases em uma perspectiva personalizada

Auteurs-es

  • Daniel Oliveira Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2022v5n1p63-81

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a aplicação de um instrumento de avaliação democrático, respeitando o desenvolvimento do aluno dentro do assunto abordado. Para isso, adotou-se um instrumento de avaliação como referência, a prova em fases. A pesquisa ocorreu dentro de uma turma da 1ª série do Ensino Médio da Escola SESC de Ensino Médio. Essa experiência, inicialmente, destacou a questão do rendimento escolar, o qual foi possível observar melhoras de rendimento nos alunos com mais dificuldade, proporcionando um espaço de desenvolvimento acadêmico mais democrático, no sentido de permitir que o estudante faça uma prova de acordo com o seu nível naquele momento. Além disso, evidenciou que um mesmo instrumento pode ter características formativa e somativa. Esse caminho alternativo para o uso da avaliação em sala de aula partiu da expectativa de seguir uma perspectiva crítica e progressista, com o desejo de democratizar as práticas avaliativas dentro do contexto escolar.

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Biographie de l'auteur-e

Daniel Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Escola SESC de Ensino Médio

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Publié-e

2022-07-21

Numéro

Rubrique

Artigos