IMPACTOS DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS À LUZ DA EXPERIÊNCIA INFANTIL

Autores

  • Clarice Tulio Duarte dos Santos PUC Minas
  • Helen Beatriz Baltar

Palavras-chave:

coronavírus, Crianças, Famílias, Isolamento social, Psicanálise

Resumo

A pandemia por Sars-CoV-2, o coronavírus, gerou um contexto atípico que aflorou sentimentos de insegurança, medo, estresse e angústia em todos, independentemente da idade. O isolamento social, medida tomada para conter o contágio, alterou completamente rotinas e movimentações pelos espaços. Essas mudanças do mundo externo impactaram fortemente as famílias que puderam cumprir o isolamento social e passaram a estar juntas por tempo integral. O presente artigo objetivou compreender, por meio de revisão bibliográfica orientada pela abordagem psicanalítica, os sentimentos das crianças em relação a essa proximidade excessiva e forçada com os pais, além da exclusão dos outros meios de socialização, analisando também os desafios parentais para manter uma convivência saudável. Propõe-se alternativas para que a família lide de forma mais leve com o momento e suas afetações, para que as crianças tenham seu próprio espaço e autonomia, e que essa relação possa se constituir de forma benéfica para ambos. Assim, a partir da reconfiguração familiar em tempos de tanta incerteza, a convivência com quem se ama poderá ser uma alternativa de refúgio frente ao caos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AS Famílias vão ter que criar uma nova experiência compartilhada, diz Christian Dunker. PORVIR - Inovações em educação, 10 abr. 2020. Disponível em: https://porvir.org/as-familias-vao-ter-que-criar-uma-nova-experiencia-compartilhada-diz-christian-dunker/. Acesso em: 25 ago. 2020.

AZEVEDO, Jane Moreira de. A criança e o brincar. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. [Apostila de sala de aula].

BREGASSI, Claudia. O mundo está fechado? Reflexões sobre o efeito da pandemia e isolamento em crianças com dificuldades em sua subjetividade. Semear, Federação psicanalítica da América Latina, 8 ago. 2020. Disponível em: http://www.fepal.org/o-mundo-esta-fechado-reflexoes-sobre-o-efeito-da-pandemia-e-isolamento-em-criancas-com-dificuldades-em-sua-subjetividade/. Acesso em: 20 ago. 2020.

CANAL Livre: Efeitos da pandemia para crianças e adolescentes - Parte 1. Brasil: Canal Livre. 5 jul. 2020. 1 vídeo (32:21 min). Publicado por Band Jornalismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s4V0jLSKXLw. Acesso em: 03 out. 2020.

CHINALLI, Myriam. Para psicanalista francesa, sinceridade gera melhor relação com crianças. Revista Educação, ed. 233, 17 out. 2016. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/10/17/para-psicanalista-francesa-sinceridade-gera-melhor-relacao-com-criancas/. Acesso em: 03 set. 2020.

CLÍNICA PÚBLICA DE PSICANÁLISE. Françoise Dolto sobre solidão e 'não fazer nada'. São Paulo, 12 maio 2018. Facebook: clinicapublicadepsicanalise. Disponível em: https://www.facebook.com/clinicapublicadepsicanalise/posts/1665567323521861/. Acesso em: 03 set. 2020.

Entenda a importância da escola na primeira infância da criança. Novos Alunos. 9 de nov. 2018. Disponível em: https://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-da-escola-na-primeira-infancia-da-crianca/ Acesso em: 28 set. 2020.

“É preciso dizer às crianças o que está acontecendo,” diz psicanalista. CNN Brasil, São Paulo, 20 ago. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/08/20/e-preciso-dizer-as-criancas-o-que-esta-acontecendo-diz-psicanalista. Acesso em: 10 set. 2020.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Edição Standard Brasileira. Volume 16. Imago. 1916-1917.Rio de Janeiro.

FREUD, Sigmund. Um estudo autobiográfico. Inibições, Sintomas e Ansiedade: A questão da análise leiga. Edição Standard Brasileira. Volume 20. Imago. 1925-1926. Rio de Janeiro.

FREUD, Sigmund. O ego e o id, uma neurose demoníaca do século XVII e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira. Volume 19. Imago. 1923-1925. Rio de Janeiro.

GARCIA ROZA, Luís Alfredo. Freud e o inconsciente. 8ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

GUTFREIND, Celso. Psicanálise infantil nos tempos do coronavírus. Gaúcha ZH, Porto alegre, 14 maio 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2020/05/psicanalise-infantil-nos-tempos-do-coronavirus-cka5tne9300kj015nrcqsbwxc.html. Acesso em: 28 set. 2020.

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, e200089, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100510&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2020.

NEGREIROS, Lourdes. E as crianças? Conversa com os pais em tempos de pandemia. Blog da SPFOR, Fortaleza, 27 mai. 2020. Disponível em: https://www.spfor.com.br/e-as-criancas-conversa-com-os-pais-em-tempos-de-pandemia/ Acesso em: 08 set. 2020.

OSÓRIO, Ticiano. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 18 mar. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/03/como-falar-da-gravidade-do-coronavirus-com-criancas-e-adolescentes-ck7xc6oeg05j001pqxpvgq8ji.html. Acesso em: 20 set. 2020.

QUINET, Antônio. As crianças e a pandemia com Rosane Melo. Instagram. 20 de set. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CFX9X6tlFmW/?utm_source=ig_web_copy_link Acesso em: 27 de set. 2020.

QUINET, Antônio. Pais e filhos na pandemia com Vera Iaconelli. Instagram. 27 de set. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CFp_bVaFF3e/?utm_source=ig_web_copy_link Acesso em: 28 de set. 2020

RESENDE, Olívia. Diálogo é o caminho para ajudar crianças a vencer as angústias da pandemia. UFMG. Belo Horizonte, 19 de jun. 2020. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/dialogo-e-o-caminho-para-ajudar-criancas-a-vencer-as-angustias-da-pandemia Acesso em: 10 set. 2020.

RODRIGUES, José Victor de Santos. LINS, Ana Carolina de Araújo Almeida. Possíveis impactos causados pela pandemia do COVID 19 na saúde mental de crianças e o papel dos pais neste cenário. Research, Society and Development, v. 9, n.8, e793986533. 20 de set. 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6533/5244 Acesso em: 25 de out. 2020.

SILVA, Guilherme. Pandemia: como o isolamento social impacta a vida das crianças. A Gazeta, Espírito Santo, 3 jul. 2020. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/revista-ag/vida/pandemia-como-o-isolamento-social-impacta-a-vida-das-criancas-0720. Acesso em: 29 ago. 2020.

USP, Jornal da. A origem do Sars-CoV-2. Pfarma, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pfarma.com.br/coronavirus/5439-origem-covid19.html#:~:text=No%20caso%20da%20Sars%2C%20sabe,cidade%20de%20Wuhan%2C%20na%20China. Acesso em: 13 out. 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

TULIO DUARTE DOS SANTOS, Clarice; BEATRIZ BALTAR, Helen. IMPACTOS DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS À LUZ DA EXPERIÊNCIA INFANTIL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 201–215, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26074. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre