IMPACTOS DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS À LUZ DA EXPERIÊNCIA INFANTIL

Autori

  • Clarice Tulio Duarte dos Santos PUC Minas
  • Helen Beatriz Baltar

Parole chiave:

coronavírus, Crianças, Famílias, Isolamento social, Psicanálise

Abstract

A pandemia por Sars-CoV-2, o coronavírus, gerou um contexto atípico que aflorou sentimentos de insegurança, medo, estresse e angústia em todos, independentemente da idade. O isolamento social, medida tomada para conter o contágio, alterou completamente rotinas e movimentações pelos espaços. Essas mudanças do mundo externo impactaram fortemente as famílias que puderam cumprir o isolamento social e passaram a estar juntas por tempo integral. O presente artigo objetivou compreender, por meio de revisão bibliográfica orientada pela abordagem psicanalítica, os sentimentos das crianças em relação a essa proximidade excessiva e forçada com os pais, além da exclusão dos outros meios de socialização, analisando também os desafios parentais para manter uma convivência saudável. Propõe-se alternativas para que a família lide de forma mais leve com o momento e suas afetações, para que as crianças tenham seu próprio espaço e autonomia, e que essa relação possa se constituir de forma benéfica para ambos. Assim, a partir da reconfiguração familiar em tempos de tanta incerteza, a convivência com quem se ama poderá ser uma alternativa de refúgio frente ao caos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AS Famílias vão ter que criar uma nova experiência compartilhada, diz Christian Dunker. PORVIR - Inovações em educação, 10 abr. 2020. Disponível em: https://porvir.org/as-familias-vao-ter-que-criar-uma-nova-experiencia-compartilhada-diz-christian-dunker/. Acesso em: 25 ago. 2020.

AZEVEDO, Jane Moreira de. A criança e o brincar. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. [Apostila de sala de aula].

BREGASSI, Claudia. O mundo está fechado? Reflexões sobre o efeito da pandemia e isolamento em crianças com dificuldades em sua subjetividade. Semear, Federação psicanalítica da América Latina, 8 ago. 2020. Disponível em: http://www.fepal.org/o-mundo-esta-fechado-reflexoes-sobre-o-efeito-da-pandemia-e-isolamento-em-criancas-com-dificuldades-em-sua-subjetividade/. Acesso em: 20 ago. 2020.

CANAL Livre: Efeitos da pandemia para crianças e adolescentes - Parte 1. Brasil: Canal Livre. 5 jul. 2020. 1 vídeo (32:21 min). Publicado por Band Jornalismo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s4V0jLSKXLw. Acesso em: 03 out. 2020.

CHINALLI, Myriam. Para psicanalista francesa, sinceridade gera melhor relação com crianças. Revista Educação, ed. 233, 17 out. 2016. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2016/10/17/para-psicanalista-francesa-sinceridade-gera-melhor-relacao-com-criancas/. Acesso em: 03 set. 2020.

CLÍNICA PÚBLICA DE PSICANÁLISE. Françoise Dolto sobre solidão e 'não fazer nada'. São Paulo, 12 maio 2018. Facebook: clinicapublicadepsicanalise. Disponível em: https://www.facebook.com/clinicapublicadepsicanalise/posts/1665567323521861/. Acesso em: 03 set. 2020.

Entenda a importância da escola na primeira infância da criança. Novos Alunos. 9 de nov. 2018. Disponível em: https://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-da-escola-na-primeira-infancia-da-crianca/ Acesso em: 28 set. 2020.

“É preciso dizer às crianças o que está acontecendo,” diz psicanalista. CNN Brasil, São Paulo, 20 ago. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/08/20/e-preciso-dizer-as-criancas-o-que-esta-acontecendo-diz-psicanalista. Acesso em: 10 set. 2020.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Edição Standard Brasileira. Volume 16. Imago. 1916-1917.Rio de Janeiro.

FREUD, Sigmund. Um estudo autobiográfico. Inibições, Sintomas e Ansiedade: A questão da análise leiga. Edição Standard Brasileira. Volume 20. Imago. 1925-1926. Rio de Janeiro.

FREUD, Sigmund. O ego e o id, uma neurose demoníaca do século XVII e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira. Volume 19. Imago. 1923-1925. Rio de Janeiro.

GARCIA ROZA, Luís Alfredo. Freud e o inconsciente. 8ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

GUTFREIND, Celso. Psicanálise infantil nos tempos do coronavírus. Gaúcha ZH, Porto alegre, 14 maio 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2020/05/psicanalise-infantil-nos-tempos-do-coronavirus-cka5tne9300kj015nrcqsbwxc.html. Acesso em: 28 set. 2020.

LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, e200089, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100510&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2020.

NEGREIROS, Lourdes. E as crianças? Conversa com os pais em tempos de pandemia. Blog da SPFOR, Fortaleza, 27 mai. 2020. Disponível em: https://www.spfor.com.br/e-as-criancas-conversa-com-os-pais-em-tempos-de-pandemia/ Acesso em: 08 set. 2020.

OSÓRIO, Ticiano. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 18 mar. 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2020/03/como-falar-da-gravidade-do-coronavirus-com-criancas-e-adolescentes-ck7xc6oeg05j001pqxpvgq8ji.html. Acesso em: 20 set. 2020.

QUINET, Antônio. As crianças e a pandemia com Rosane Melo. Instagram. 20 de set. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CFX9X6tlFmW/?utm_source=ig_web_copy_link Acesso em: 27 de set. 2020.

QUINET, Antônio. Pais e filhos na pandemia com Vera Iaconelli. Instagram. 27 de set. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CFp_bVaFF3e/?utm_source=ig_web_copy_link Acesso em: 28 de set. 2020

RESENDE, Olívia. Diálogo é o caminho para ajudar crianças a vencer as angústias da pandemia. UFMG. Belo Horizonte, 19 de jun. 2020. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/dialogo-e-o-caminho-para-ajudar-criancas-a-vencer-as-angustias-da-pandemia Acesso em: 10 set. 2020.

RODRIGUES, José Victor de Santos. LINS, Ana Carolina de Araújo Almeida. Possíveis impactos causados pela pandemia do COVID 19 na saúde mental de crianças e o papel dos pais neste cenário. Research, Society and Development, v. 9, n.8, e793986533. 20 de set. 2020. Disponível em: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6533/5244 Acesso em: 25 de out. 2020.

SILVA, Guilherme. Pandemia: como o isolamento social impacta a vida das crianças. A Gazeta, Espírito Santo, 3 jul. 2020. Disponível em: https://www.agazeta.com.br/revista-ag/vida/pandemia-como-o-isolamento-social-impacta-a-vida-das-criancas-0720. Acesso em: 29 ago. 2020.

USP, Jornal da. A origem do Sars-CoV-2. Pfarma, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pfarma.com.br/coronavirus/5439-origem-covid19.html#:~:text=No%20caso%20da%20Sars%2C%20sabe,cidade%20de%20Wuhan%2C%20na%20China. Acesso em: 13 out. 2020.

Pubblicato

2023-09-30

Come citare

TULIO DUARTE DOS SANTOS, Clarice; BEATRIZ BALTAR, Helen. IMPACTOS DA PANDEMIA POR CORONAVÍRUS À LUZ DA EXPERIÊNCIA INFANTIL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 201–215, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26074. Acesso em: 10 set. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos de temática livre