CONTRIBUIÇÕES DO PSICODIAGNÓSTICO NA LEITURA DOS SINTOMAS DE UM ADOLESCENTE
Palavras-chave:
Adolescência, Psicologia Sistêmica, Psicodiagnóstico, Família, DepressãoResumo
O presente artigo trata-se de um estudo de caso clínico com reflexões trazidas a partir de um processo de psicodiagnóstico realizado em uma clínica escola de uma universidade particular de Belo Horizonte-MG. Trata-se de um adolescente de 14 anos de idade que apresentava queixas descritas pelos pais como: desânimo, preguiça, problemas de socialização, dificuldades de posicionar-se e notas oscilando. Apesar de ter tido um diagnóstico prévio de depressão, os pais recusavam-se em aceitá-lo. Assim, objetiva-se com este trabalho, levar conhecimento acerca de como o psicodiagnóstico pode ser um bom instrumento investigativo para entender demandas, falas do paciente e dos outros envolvidos no processo, além de ilustrar que um sintoma não diz de uma formação individual, sendo contextual, relacional e permeado por atravessamentos familiares, sociais e subjetivos. Foi possível identificar o impacto das relações, sobretudo familiares, na compreensão do diagnóstico de depressão que foi confirmado no processo realizado.
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