CONTRIBUIÇÕES DO PSICODIAGNÓSTICO NA LEITURA DOS SINTOMAS DE UM ADOLESCENTE

Autores

  • Gislene Clemente Vilela Câmara
  • Miriam Vieira de Albuquerque PUC Minas
  • Rodrigo Drumond de Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Adolescência, Psicologia Sistêmica, Psicodiagnóstico, Família, Depressão

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo de caso clínico com reflexões trazidas a partir de um processo de psicodiagnóstico realizado em uma clínica escola de uma universidade particular de Belo Horizonte-MG. Trata-se de um adolescente de 14 anos de idade que apresentava queixas descritas pelos pais como: desânimo, preguiça, problemas de socialização, dificuldades de posicionar-se e notas oscilando. Apesar de ter tido um diagnóstico prévio de depressão, os pais recusavam-se em aceitá-lo. Assim, objetiva-se com este trabalho, levar conhecimento acerca de como o psicodiagnóstico pode ser um bom instrumento investigativo para entender demandas, falas do paciente e dos outros envolvidos no processo, além de ilustrar que um sintoma não diz de uma formação individual, sendo contextual, relacional e permeado por atravessamentos familiares, sociais e subjetivos. Foi possível identificar o impacto das relações, sobretudo familiares, na compreensão do diagnóstico de depressão que foi confirmado no processo realizado.

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Biografia do Autor

Miriam Vieira de Albuquerque, PUC Minas

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

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Publicado

2022-03-20

Como Citar

CÂMARA, Gislene Clemente Vilela; VIEIRA DE ALBUQUERQUE, Miriam; DRUMOND DE ANDRADE, Rodrigo. CONTRIBUIÇÕES DO PSICODIAGNÓSTICO NA LEITURA DOS SINTOMAS DE UM ADOLESCENTE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 171–184, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26110. Acesso em: 12 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre