AS CONCEPÇÕES DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDAS PELOS ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS UNIDADE PRAÇA DA LIBERDADE: UMA ANÁLISE

Autores

  • Ismael Oliveira do Nascimento Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amanda Cruz Rocha Franco
  • Brenda Ludmyla Braga Cardoso
  • Cézar Brettas Rezende
  • Diana Machado Lara
  • Danilo Franco Murta
  • Fernanda Luísa Vieira Sousa
  • Valéria Silva Freire de Andrade
  • Jociane Viana Morais

Palavras-chave:

Formação em psicologia, identidade do psicólogo, ensino superior

Resumo

As concepções sobre a Psicologia como ciência e profissão são diversas, especialmente entre aqueles que estão ingressando ou saindo do curso. A pretensão deste artigo é apresentar algumas análises identificadas através de pesquisa realizada com estudantes ingressos e concluintes do curso de Psicologia da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade. Realizou-se uma pesquisa quantitativa utilizando algumas informações acerca da compreensão do curso e da própria ciência psicológica. Para subsidiar a pesquisa, buscou-se apresentar como a identididade do psicólogo foi constituída historicamente no Brasil, reconhecendo as contribuições das abordagens clássicas, passando pelas diretrizes que norteiam a base formativa do curso no páis. Do ponto de vista institucional, apresenta-se a proposta pedagógica do ensino em Psicologia da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade e sua proposta generalista, visando a prática de ensino ampliado. Apresentando os dados coletados na pesquisa e também a análise dos resultados obtidos, foram estabelecidos vínculos evidentes entre o que foi encontrado no refererencial teórico e as respostas dos estudantes. A pesquisa mostrou, por fim, que os estudantes percebem que a universidade oferece um currículo cada vez mais amplo e abrangente sobre todas as áreas de atuação da Psicologia, mas é perceptível que os ingressantes já começam sua jornada no curso trazendo consigo as concepções mais conhecidas sobre as abordagens clássicas da Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A Psicologia no Brasil no Século XX: desenvolvi-mento científico e profissional. In: Marina Massimi; Maria do Carmo Guedes. (Org.). História da Psicologia no Brasil: novos estudos. 1ed. São Paulo: Educ/Cortez Editora, 2004, v. 1, p. 109-152.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compro-missos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Vol 12, n. 2, Jul/Dez de 2008, p. 469-475.

AUMENTA o número de matrículas por uma segunda graduação. Redação Ensino Superior, 2021. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/segunda-graduacao-aumento/. Aces-so em 30 nov. 2022.

BASTOS, Antônio Virgìlio Bittencourt. GOMIDE, Paula Inez Cunha. O Psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. Psicologia: Ciência e Profi ssão, 9(1), 6-15.

BARDAGI, Marucia Patta. CAMPOS, Carlos Alexandre A evasão nos cursos de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 2020 v. 40, e212214, 1-17.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A Psicologia a caminho do novo. século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia, 1999, p. 315 -329.

CARVALHO, Maria Teresa de Melo. SAMPAIO, Jáder dos Reis. A formação do psicólogo e as áreas emergentes. Psicologia Ciência e Profissão, 1997, 17, (1), 14-19.

FREITAS, Marta Helena de. Formação do Psicólogo: desafios e perspectivas a experiência da Universidade Católica de Brasília. Temas em psicologia da SBP, 2001, vol. 9, n 1, 29-43.

INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 12ª Ed. São Paulo, 2022. Dis-ponível em:https://www.semesp.org.br/mapa/. Acesso em 12 dez. 2022

MEIRA, Cláudia Hyala Mansilha Grupe. NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Psicologia Clínica, Psicoterapia e o estudante de Psicologia. Paidéia, 2005, 15(32), 339-343.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Faculdade de Psico-logia. Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. Belo Horizonte. 2017.

REGIÕES para morar na grande bh. Construtora Renault Diniz. Disponível em: https://construtoracrd.com.br/blog/regioes-para-morar-na-grande-bh/. Acesso em 30 nov. 2022.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Elien. História da Psicologia Moderna. 8. Ed. São Paulo: Pioneira - Thomson Leaming, 2005.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

NASCIMENTO, Ismael Oliveira do; FRANCO, Amanda Cruz Rocha; CARDOSO, Brenda Ludmyla Braga; REZENDE, Cézar Brettas; LARA, Diana Machado; MURTA, Danilo Franco; SOUSA, Fernanda Luísa Vieira; ANDRADE, Valéria Silva Freire de; MORAIS, Jociane Viana. AS CONCEPÇÕES DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDAS PELOS ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS UNIDADE PRAÇA DA LIBERDADE: UMA ANÁLISE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 169–189, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32719. Acesso em: 12 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre