AS CONCEPÇÕES DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDAS PELOS ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS UNIDADE PRAÇA DA LIBERDADE: UMA ANÁLISE

Autori

  • Ismael Oliveira do Nascimento Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Amanda Cruz Rocha Franco
  • Brenda Ludmyla Braga Cardoso
  • Cézar Brettas Rezende
  • Diana Machado Lara
  • Danilo Franco Murta
  • Fernanda Luísa Vieira Sousa
  • Valéria Silva Freire de Andrade
  • Jociane Viana Morais

Parole chiave:

Formação em psicologia, identidade do psicólogo, ensino superior

Abstract

As concepções sobre a Psicologia como ciência e profissão são diversas, especialmente entre aqueles que estão ingressando ou saindo do curso. A pretensão deste artigo é apresentar algumas análises identificadas através de pesquisa realizada com estudantes ingressos e concluintes do curso de Psicologia da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade. Realizou-se uma pesquisa quantitativa utilizando algumas informações acerca da compreensão do curso e da própria ciência psicológica. Para subsidiar a pesquisa, buscou-se apresentar como a identididade do psicólogo foi constituída historicamente no Brasil, reconhecendo as contribuições das abordagens clássicas, passando pelas diretrizes que norteiam a base formativa do curso no páis. Do ponto de vista institucional, apresenta-se a proposta pedagógica do ensino em Psicologia da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade e sua proposta generalista, visando a prática de ensino ampliado. Apresentando os dados coletados na pesquisa e também a análise dos resultados obtidos, foram estabelecidos vínculos evidentes entre o que foi encontrado no refererencial teórico e as respostas dos estudantes. A pesquisa mostrou, por fim, que os estudantes percebem que a universidade oferece um currículo cada vez mais amplo e abrangente sobre todas as áreas de atuação da Psicologia, mas é perceptível que os ingressantes já começam sua jornada no curso trazendo consigo as concepções mais conhecidas sobre as abordagens clássicas da Psicologia.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A Psicologia no Brasil no Século XX: desenvolvi-mento científico e profissional. In: Marina Massimi; Maria do Carmo Guedes. (Org.). História da Psicologia no Brasil: novos estudos. 1ed. São Paulo: Educ/Cortez Editora, 2004, v. 1, p. 109-152.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compro-missos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Vol 12, n. 2, Jul/Dez de 2008, p. 469-475.

AUMENTA o número de matrículas por uma segunda graduação. Redação Ensino Superior, 2021. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/segunda-graduacao-aumento/. Aces-so em 30 nov. 2022.

BASTOS, Antônio Virgìlio Bittencourt. GOMIDE, Paula Inez Cunha. O Psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. Psicologia: Ciência e Profi ssão, 9(1), 6-15.

BARDAGI, Marucia Patta. CAMPOS, Carlos Alexandre A evasão nos cursos de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 2020 v. 40, e212214, 1-17.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A Psicologia a caminho do novo. século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia, 1999, p. 315 -329.

CARVALHO, Maria Teresa de Melo. SAMPAIO, Jáder dos Reis. A formação do psicólogo e as áreas emergentes. Psicologia Ciência e Profissão, 1997, 17, (1), 14-19.

FREITAS, Marta Helena de. Formação do Psicólogo: desafios e perspectivas a experiência da Universidade Católica de Brasília. Temas em psicologia da SBP, 2001, vol. 9, n 1, 29-43.

INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 12ª Ed. São Paulo, 2022. Dis-ponível em:https://www.semesp.org.br/mapa/. Acesso em 12 dez. 2022

MEIRA, Cláudia Hyala Mansilha Grupe. NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Psicologia Clínica, Psicoterapia e o estudante de Psicologia. Paidéia, 2005, 15(32), 339-343.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Faculdade de Psico-logia. Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. Belo Horizonte. 2017.

REGIÕES para morar na grande bh. Construtora Renault Diniz. Disponível em: https://construtoracrd.com.br/blog/regioes-para-morar-na-grande-bh/. Acesso em 30 nov. 2022.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Elien. História da Psicologia Moderna. 8. Ed. São Paulo: Pioneira - Thomson Leaming, 2005.

Pubblicato

2025-06-08

Come citare

NASCIMENTO, Ismael Oliveira do; FRANCO, Amanda Cruz Rocha; CARDOSO, Brenda Ludmyla Braga; REZENDE, Cézar Brettas; LARA, Diana Machado; MURTA, Danilo Franco; SOUSA, Fernanda Luísa Vieira; ANDRADE, Valéria Silva Freire de; MORAIS, Jociane Viana. AS CONCEPÇÕES DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDAS PELOS ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS UNIDADE PRAÇA DA LIBERDADE: UMA ANÁLISE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 169–189, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32719. Acesso em: 13 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos de temática livre