AS CONCEPÇÕES DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDAS PELOS ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC MINAS UNIDADE PRAÇA DA LIBERDADE: UMA ANÁLISE
Parole chiave:
Formação em psicologia, identidade do psicólogo, ensino superiorAbstract
As concepções sobre a Psicologia como ciência e profissão são diversas, especialmente entre aqueles que estão ingressando ou saindo do curso. A pretensão deste artigo é apresentar algumas análises identificadas através de pesquisa realizada com estudantes ingressos e concluintes do curso de Psicologia da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade. Realizou-se uma pesquisa quantitativa utilizando algumas informações acerca da compreensão do curso e da própria ciência psicológica. Para subsidiar a pesquisa, buscou-se apresentar como a identididade do psicólogo foi constituída historicamente no Brasil, reconhecendo as contribuições das abordagens clássicas, passando pelas diretrizes que norteiam a base formativa do curso no páis. Do ponto de vista institucional, apresenta-se a proposta pedagógica do ensino em Psicologia da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade e sua proposta generalista, visando a prática de ensino ampliado. Apresentando os dados coletados na pesquisa e também a análise dos resultados obtidos, foram estabelecidos vínculos evidentes entre o que foi encontrado no refererencial teórico e as respostas dos estudantes. A pesquisa mostrou, por fim, que os estudantes percebem que a universidade oferece um currículo cada vez mais amplo e abrangente sobre todas as áreas de atuação da Psicologia, mas é perceptível que os ingressantes já começam sua jornada no curso trazendo consigo as concepções mais conhecidas sobre as abordagens clássicas da Psicologia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia Escolar e Educacional: história, compro-missos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Vol 12, n. 2, Jul/Dez de 2008, p. 469-475.
AUMENTA o número de matrículas por uma segunda graduação. Redação Ensino Superior, 2021. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/segunda-graduacao-aumento/. Aces-so em 30 nov. 2022.
BASTOS, Antônio Virgìlio Bittencourt. GOMIDE, Paula Inez Cunha. O Psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. Psicologia: Ciência e Profi ssão, 9(1), 6-15.
BARDAGI, Marucia Patta. CAMPOS, Carlos Alexandre A evasão nos cursos de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 2020 v. 40, e212214, 1-17.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A Psicologia a caminho do novo. século: identidade profissional e compromisso social. Estudos de Psicologia, 1999, p. 315 -329.
CARVALHO, Maria Teresa de Melo. SAMPAIO, Jáder dos Reis. A formação do psicólogo e as áreas emergentes. Psicologia Ciência e Profissão, 1997, 17, (1), 14-19.
FREITAS, Marta Helena de. Formação do Psicólogo: desafios e perspectivas a experiência da Universidade Católica de Brasília. Temas em psicologia da SBP, 2001, vol. 9, n 1, 29-43.
INSTITUTO SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 12ª Ed. São Paulo, 2022. Dis-ponível em:https://www.semesp.org.br/mapa/. Acesso em 12 dez. 2022
MEIRA, Cláudia Hyala Mansilha Grupe. NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Psicologia Clínica, Psicoterapia e o estudante de Psicologia. Paidéia, 2005, 15(32), 339-343.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Faculdade de Psico-logia. Projeto Pedagógico do curso de Psicologia. Belo Horizonte. 2017.
REGIÕES para morar na grande bh. Construtora Renault Diniz. Disponível em: https://construtoracrd.com.br/blog/regioes-para-morar-na-grande-bh/. Acesso em 30 nov. 2022.
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Elien. História da Psicologia Moderna. 8. Ed. São Paulo: Pioneira - Thomson Leaming, 2005.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Ismael Oliveira do Nascimento, Amanda Cruz Rocha Franco, Brenda Ludmyla Braga Cardoso, Cézar Brettas Rezende, Diana Machado Lara, Danilo Franco Murta, Fernanda Luísa Vieira Sousa, Valéria Silva Freire de Andrade, Jociane Viana Morais

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.