O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Keywords:
Brincar, Paralisia cerebral, Inclusão escolarAbstract
O presente estudo apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre as implicações do brincar na socialização e inclusão escolar da criança com paralisia cerebral. A pesquisa exploratória permitiu compreender, a partir de uma prática da política inclusiva, as contribuições do brincar para a vida da criança, além de discutir e apresentar experiências positivas da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. O estudo apresenta considerações da política de inclusão escolar, fomentando a discussão de aspectos que a envolvem. Também se considera o brincar como fonte de socialização e interação da criança com paralisia cerebral. Em última análise, reconhece as interações escolares como possibilitadoras do desenvolvimento integral da criança com paralisia cerebral, tanto nos fatores relacionados à inclusão, quanto ao desenvolvimento nas relações sociais, nos movimentos corporais e na compreensão do mundo que a cerca.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
PEREIRA, Júlia Fernandes; DOMINGUES, Dinéia Aparecida. O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 255–272, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14259. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.