O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

Autores

  • Júlia Fernandes Pereira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Dinéia Aparecida Domingues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Brincar, Paralisia cerebral, Inclusão escolar

Resumo

O presente estudo apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre as implicações do brincar na socialização e inclusão escolar da criança com paralisia cerebral. A pesquisa exploratória permitiu compreender, a partir de uma prática da política inclusiva, as contribuições do brincar para a vida da criança, além de discutir e apresentar experiências positivas da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. O estudo apresenta considerações da política de inclusão escolar, fomentando a discussão de aspectos que a envolvem. Também se considera o brincar como fonte de socialização e interação da criança com paralisia cerebral. Em última análise, reconhece as interações escolares como possibilitadoras do desenvolvimento integral da criança com paralisia cerebral, tanto nos fatores relacionados à inclusão, quanto ao desenvolvimento nas relações sociais, nos movimentos corporais e na compreensão do mundo que a cerca.

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Publicado

2017-02-28

Como Citar

PEREIRA, Júlia Fernandes; DOMINGUES, Dinéia Aparecida. O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 255–272, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14259. Acesso em: 20 ago. 2025.