O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Palabras clave:
Brincar, Paralisia cerebral, Inclusão escolarResumen
O presente estudo apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre as implicações do brincar na socialização e inclusão escolar da criança com paralisia cerebral. A pesquisa exploratória permitiu compreender, a partir de uma prática da política inclusiva, as contribuições do brincar para a vida da criança, além de discutir e apresentar experiências positivas da inclusão escolar em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. O estudo apresenta considerações da política de inclusão escolar, fomentando a discussão de aspectos que a envolvem. Também se considera o brincar como fonte de socialização e interação da criança com paralisia cerebral. Em última análise, reconhece as interações escolares como possibilitadoras do desenvolvimento integral da criança com paralisia cerebral, tanto nos fatores relacionados à inclusão, quanto ao desenvolvimento nas relações sociais, nos movimentos corporais e na compreensão do mundo que a cerca.Descargas
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Publicado
2017-02-28
Cómo citar
PEREIRA, Júlia Fernandes; DOMINGUES, Dinéia Aparecida. O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 255–272, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14259. Acesso em: 24 oct. 2025.
Número
Sección
Artigos de temática livre
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