PERDAS E ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A VIVÊNCIA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Authors

  • Bárbara Caroline de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cássia Gabriela Fagundes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana de Melo Ferraz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Cecília Silva Versieux Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Vasconcelos de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Keywords:

Aging, Mourning, Genre, Domestic work, Sex work, Institutionalization

Abstract

Aging is a natural phase of human life, responsible for bringing remarkable changes that affect the
health and well-being of individuals. Despite being considered a process inherent to everyone, society still sees it,
almost exclusively, as something bad, which culminates in more losses than gains. This and other negative views
about old age are what often result in the erroneous idea that the elderly are no longer 'useful' for the community.
The need to look at such conceptions, together with the crossings of the genre perceived in the authors' extensionist
practice, constituted as justifications for writing the present study, in which they were carried out, through the
research method of qualitative case study, the analysis of the reports obtained from the psychological shelters with
7 institutionalized women in Minas Gerais, between 54 and 93 years old. The research results indicate that there
are several impacts of subjective and concrete losses on the aging of women in ILPIs, with public policies being
extremely important instruments for new perceptions and practices regarding the aspects that involve these
experiences.

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Author Biographies

Bárbara Caroline de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bárbara Caroline de Souza é graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na Unidade Educacional Coração Eucarístico, atualmente está no 8° período. Já atuou como monitora do Laboratório de Psicologia e Educação e no Laboratório de Neuropsicologia. Também foi extensionista do Projeto "Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras" e extensionista no Clara Residencial Senior. Foi estagiária no Centro de Referência de Assistência Social Básica. E atualmente é estagiária no Hospital Santa Rita.

Cássia Gabriela Fagundes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Gestão Pública pela Faculdade Arnaldo Janssen (2021) e graduanda em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, na unidade educacional Coração Eucarístico. Já atuou como extensionista desta instituição, no Projeto Arte de Cuidar. Também foi organizadora e coautora de um artigo publicado no e-book Pesquisas em Psicologia, da FAPSI PUC Minas. Atualmente é estagiária do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais.

Mariana de Melo Ferraz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mariana de Melo Ferraz é graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na Unidade Educacional Coração Eucarístico, atualmente está no 8° período. Já atuou como monitora do Laboratório de Psicologia e Educação e extensionista do Projeto "Arte de Cuidar: apoio psicológicoa idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras". Atualmente é estagiária na Fundação Ezequiel Dias.

Maria Cecília Silva Versieux Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Maria Cecília Silva Versieux Magalhães é acadêmica do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico. Era extensionista no Projeto Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras. Atualmente, atua como Acompanhante Terapêutica na Clínica Espaço Elo.

Bruno Vasconcelos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2016; UFMG 2014). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP 2010), Programa de Psicologia Clínica, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Subjetividades Contemporâneas. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP 2005). Especialista em Saúde Mental: Família e Comunidade (PUC Minas 2001) e Administração de Serviços de Saúde (UNAERP 2000). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas - Fundação Mineira de Educação e Cultura - de Belo Horizonte - Minas Gerais (FCH-FUMEC 1991). Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Departamento de Psicologia. Professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGET-CEFET-MG). Possui uma gama diversificada de experiências ao longo da vida profissional, com relevância para a clínica, a psicologia social, a saúde pública e a docência. Os campos de pesquisa e atuação contemplam a clínica contemporânea, a saúde coletiva, a esquizoanálise, a filosofia da diferença e a filosofia da tecnologia, em especial, as relações entre subjetividades e tecnologias. Participa dos GTs 'Filosofia da Técnica e da Tecnologia' (ANPOF) e 'Espaços Deliberativos e Governança Pública' (CNPq). 

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Published

2025-06-08

How to Cite

SOUZA, Bárbara Caroline de; FAGUNDES, Cássia Gabriela; FERRAZ, Mariana de Melo; MAGALHÃES, Maria Cecília Silva Versieux; ALMEIDA, Bruno Vasconcelos de. PERDAS E ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A VIVÊNCIA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 437–456, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32703. Acesso em: 8 aug. 2025.

Issue

Section

Artigos de temática livre