PERDAS E ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A VIVÊNCIA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores/as

  • Bárbara Caroline de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cássia Gabriela Fagundes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana de Melo Ferraz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Cecília Silva Versieux Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Vasconcelos de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palabras clave:

Envejecimiento, Dolor, Género, Trabajo doméstico, Trabajo sexual, Institucionalización

Resumen

El envejecimiento es una fase natural de la vida humana que trae consigo cambios significativos que
afectan la salud y el bienestar de los individuos. Aunque se considera un proceso inherente a todos, el ámbito social
todavía lo percibe, casi exclusivamente, como algo negativo, que resulta en más pérdidas que ganancias. Estas y
otras visiones negativas sobre la vejez son las que a menudo conducen a la idea errónea de que las personas
mayores ya no son 'útiles' para la comunidad. La necesidad de examinar tales concepciones, junto con las
intersecciones de género percibidas en la práctica de extensión de las autoras, constituyeron justificaciones para
llevar a cabo el presente estudio, en el cual se realizaron análisis de los informes obtenidos a partir de sesiones de
consejería psicológica con 7 mujeres institucionalizadas en Minas Gerais, con edades comprendidas entre los 54
y 93 años, utilizando el método de estudio de caso de investigación cualitativa. Los resultados de las
investigaciones indican que existen diversos impactos de las pérdidas subjetivas y concretas en el envejecimiento
de las mujeres en las ILPIs, y que las políticas públicas son instrumentos de gran importancia para promover
nuevas percepciones y prácticas acerca de los aspectos que rodean estas experiencias

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Biografía del autor/a

Bárbara Caroline de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bárbara Caroline de Souza é graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na Unidade Educacional Coração Eucarístico, atualmente está no 8° período. Já atuou como monitora do Laboratório de Psicologia e Educação e no Laboratório de Neuropsicologia. Também foi extensionista do Projeto "Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras" e extensionista no Clara Residencial Senior. Foi estagiária no Centro de Referência de Assistência Social Básica. E atualmente é estagiária no Hospital Santa Rita.

Cássia Gabriela Fagundes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Gestão Pública pela Faculdade Arnaldo Janssen (2021) e graduanda em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, na unidade educacional Coração Eucarístico. Já atuou como extensionista desta instituição, no Projeto Arte de Cuidar. Também foi organizadora e coautora de um artigo publicado no e-book Pesquisas em Psicologia, da FAPSI PUC Minas. Atualmente é estagiária do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais.

Mariana de Melo Ferraz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mariana de Melo Ferraz é graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na Unidade Educacional Coração Eucarístico, atualmente está no 8° período. Já atuou como monitora do Laboratório de Psicologia e Educação e extensionista do Projeto "Arte de Cuidar: apoio psicológicoa idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras". Atualmente é estagiária na Fundação Ezequiel Dias.

Maria Cecília Silva Versieux Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Maria Cecília Silva Versieux Magalhães é acadêmica do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico. Era extensionista no Projeto Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras. Atualmente, atua como Acompanhante Terapêutica na Clínica Espaço Elo.

Bruno Vasconcelos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2016; UFMG 2014). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP 2010), Programa de Psicologia Clínica, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Subjetividades Contemporâneas. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP 2005). Especialista em Saúde Mental: Família e Comunidade (PUC Minas 2001) e Administração de Serviços de Saúde (UNAERP 2000). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas - Fundação Mineira de Educação e Cultura - de Belo Horizonte - Minas Gerais (FCH-FUMEC 1991). Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Departamento de Psicologia. Professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGET-CEFET-MG). Possui uma gama diversificada de experiências ao longo da vida profissional, com relevância para a clínica, a psicologia social, a saúde pública e a docência. Os campos de pesquisa e atuação contemplam a clínica contemporânea, a saúde coletiva, a esquizoanálise, a filosofia da diferença e a filosofia da tecnologia, em especial, as relações entre subjetividades e tecnologias. Participa dos GTs 'Filosofia da Técnica e da Tecnologia' (ANPOF) e 'Espaços Deliberativos e Governança Pública' (CNPq). 

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Publicado

2025-06-08

Cómo citar

SOUZA, Bárbara Caroline de; FAGUNDES, Cássia Gabriela; FERRAZ, Mariana de Melo; MAGALHÃES, Maria Cecília Silva Versieux; ALMEIDA, Bruno Vasconcelos de. PERDAS E ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A VIVÊNCIA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 437–456, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32703. Acesso em: 26 sep. 2025.

Número

Sección

Artigos de temática livre