PERDAS E ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A VIVÊNCIA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores

  • Bárbara Caroline de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Cássia Gabriela Fagundes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana de Melo Ferraz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria Cecília Silva Versieux Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Vasconcelos de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Envelhecimento, Luto, Gênero, Trabalho Doméstico, Trabalho Sexual, Institucionalização

Resumo

O presente estudo explora o envelhecimento feminino em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), destacando os impactos das perdas e dos atravessamentos de gênero nas vivências das idosas institucionalizadas. De abordagem qualitativa e delineamento de estudo de caso, por meio da técnica de análise de conteúdo, a pesquisa analisou relatos obtidos em acolhimentos psicológicos de cinco mulheres institucionalizadas em Minas Gerais, com idades entre 67 e 93 anos. Os resultados evidenciaram que o processo de envelhecimento feminino é permeado por perdas concretas e subjetivas, intensificadas por desigualdades de gênero e estereótipos culturais, sobretudo no que concerne à sexualidade, ao cuidado e à autonomia. Embora as ILPIs enfrentem desafios estruturais significativos, foram reconhecidas como espaços que, em alguns casos, favorecem a resiliência, o apoio mútuo e a convivência. Entretanto, persistem barreiras como a invisibilização das idosas e a manutenção de tabus que restringem a valorização da diversidade de suas experiências. O estudo ressalta que a velhice feminina não deve ser reduzida a uma etapa de declínio, mas compreendida como uma fase de múltiplas possibilidades e significados. A desconstrução de estereótipos e desigualdades de gênero emerge como uma necessidade premente, juntamente com o fortalecimento de políticas públicas inclusivas que promovam o protagonismo das mulheres idosas. Por fim, concluiu-se que o reconhecimento das especificidades e singularidades das trajetórias das idosas é essencial para fomentar um envelhecimento mais digno, que valorize não apenas as adversidades enfrentadas, mas também as potencialidades que caracterizam esta etapa da vida.

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Biografia do Autor

Bárbara Caroline de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bárbara Caroline de Souza é graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na Unidade Educacional Coração Eucarístico, atualmente está no 8° período. Já atuou como monitora do Laboratório de Psicologia e Educação e no Laboratório de Neuropsicologia. Também foi extensionista do Projeto "Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras" e extensionista no Clara Residencial Senior. Foi estagiária no Centro de Referência de Assistência Social Básica. E atualmente é estagiária no Hospital Santa Rita.

Cássia Gabriela Fagundes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Gestão Pública pela Faculdade Arnaldo Janssen (2021) e graduanda em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, na unidade educacional Coração Eucarístico. Já atuou como extensionista desta instituição, no Projeto Arte de Cuidar. Também foi organizadora e coautora de um artigo publicado no e-book Pesquisas em Psicologia, da FAPSI PUC Minas. Atualmente é estagiária do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais.

Mariana de Melo Ferraz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mariana de Melo Ferraz é graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais na Unidade Educacional Coração Eucarístico, atualmente está no 8° período. Já atuou como monitora do Laboratório de Psicologia e Educação e extensionista do Projeto "Arte de Cuidar: apoio psicológicoa idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras". Atualmente é estagiária na Fundação Ezequiel Dias.

Maria Cecília Silva Versieux Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Maria Cecília Silva Versieux Magalhães é acadêmica do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Coração Eucarístico. Era extensionista no Projeto Arte de Cuidar: apoio psicológico a idosos residentes e trabalhadores de ILPIs mineiras. Atualmente, atua como Acompanhante Terapêutica na Clínica Espaço Elo.

Bruno Vasconcelos de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2016; UFMG 2014). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP 2010), Programa de Psicologia Clínica, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Subjetividades Contemporâneas. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP 2005). Especialista em Saúde Mental: Família e Comunidade (PUC Minas 2001) e Administração de Serviços de Saúde (UNAERP 2000). Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas - Fundação Mineira de Educação e Cultura - de Belo Horizonte - Minas Gerais (FCH-FUMEC 1991). Professor Adjunto na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Departamento de Psicologia. Professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGET-CEFET-MG). Possui uma gama diversificada de experiências ao longo da vida profissional, com relevância para a clínica, a psicologia social, a saúde pública e a docência. Os campos de pesquisa e atuação contemplam a clínica contemporânea, a saúde coletiva, a esquizoanálise, a filosofia da diferença e a filosofia da tecnologia, em especial, as relações entre subjetividades e tecnologias. Participa dos GTs 'Filosofia da Técnica e da Tecnologia' (ANPOF) e 'Espaços Deliberativos e Governança Pública' (CNPq). 

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

SOUZA, Bárbara Caroline de; FAGUNDES, Cássia Gabriela; FERRAZ, Mariana de Melo; MAGALHÃES, Maria Cecília Silva Versieux; ALMEIDA, Bruno Vasconcelos de. PERDAS E ENVELHECIMENTO: UM OLHAR SOBRE A VIVÊNCIA DE IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 437–456, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32703. Acesso em: 8 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre