PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DA DISCRIMINAÇÃO À POPULAÇÃO NEGRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO BRASIL
Mots-clés :
População negra;, Discriminação;, Racismo;, Relações educacionais.Résumé
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a discriminação à população negra no Brasil, a partir de pesquisa realizada no Estágio de Práticas Investigativas II e III do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Coração Eucarístico. Na análise do histórico brasileiro encontram-se estudos que revelam a grande importância que se tem ao investigar as consequências sociais e culturais da escravidão no Brasil, pois são perceptíveis os resquícios desse ocorrido nos dias atuais. Diante das pesquisas e análises infere-se a imprescindibilidade dos estudos sobre os impactos desse dado histórico, inseridos em uma instituição social fundamental, a escola. Para melhor compreensão do tema, o método qualitativo tornou-se ferramenta para a elaboração da pesquisa descritiva relatada e discutida neste trabalho, com base em uma entrevista semiestruturada com um estudante negro, graduando em Psicologia, realizada em tempo real em ambiente virtual de comunicação instantânea. Os resultados apontam a presença de uma lacuna que ainda deve ser trabalhada, manifestada e preenchida pela construção de identidade e extensão das referências negras dentro da escola. Portanto, verifica-se que sem âmbito para dialogar um determinado fato não há condições para deliberações. O movimento negro tem alcançado diversas conquistas nos últimos anos, contudo, ainda há outras ocorrências que demandam mudanças.
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