SAÚDE MENTAL E QUALIDADE DE VIDA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE AS DIMENSÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT
Parole chiave:
Síndrome de Burnout;, Saúde mental;, Qualidade de vida;, Estudantes universitários.Abstract
O presente artigo é resultado de pesquisa realizada no Estágio de Práticas Investigativas II e III do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Coração Eucarístico. Trata-se do relato de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas cedidas por estudantes universitários de ambos os sexos, matriculados em uma universidade privada de Belo Horizonte. O objetivo da pesquisa foi investigar a saúde mental e qualidade de vida dos estudantes, com foco no conjunto de dimensões da Síndrome de Burnout, a saber, exaustão emocional, despersonalização e ineficácia profissional. A partir dos resultados, foram identificados fatores que possibilitam o desenvolvimento da Síndrome de Burnout entre os estudantes universitários. Destacam-se os indícios de exaustão emocional entre os entrevistados. Os resultados apontam para o comprometimento da qualidade de vida e saúde mental dos estudantes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1979.
BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T. Burnout: o processo de adoecer pelo trabalho. In: BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 17-57.
CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini et al. Síndrome De Burnout em Graduandos De Odontologia. Revista Brasileira de Epidemiologia, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 155-165, jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2012000100014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jun. 2020.
CARLOTTO, Mary Sandra et al. Síndrome De Burnout e Coping Em Estudantes de Psicolo-gia: Boletim de Psicologia, v. LIX, n. 131, p. 167-178, 2010. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v59n131/v59n131a04. Acesso em: 10 jun. 2020.
CARLOTTO, Mary Sandra; NAKAMURA, Antonieta Pepe; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Síndrome de Burnout em estudantes universitários na área da saúde. Psico, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 57-62, jan./abr. 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1412. Acesso em: 11 jun. 2020.
CARLOTTO, Mary Sandra; PALAZZO, Lílian dos Santos. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, maio 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2006000500014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 abr. 2021.
CERCHIARI, Edneia Albino Nunes. Saúde mental e qualidade de vida em estudantes uni-versitários. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Medicas, Campinas, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/313371. Acesso em: 12 abr. 2021.
CUNHA, Simone Miguez; CARRILHO, Denise Madruga. O processo de adaptação no ensi-no superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 215-224, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v9n2/v9n2a04.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
FLECK, Marcelo et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avali-ação da qualidade de vida “WHOQOL-bref”. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 178-183, abr. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2021.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS. Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das institui-ções federais de ensino superior. Brasília: FONAPRACE, Brasília, 2011. Disponível em: http://www.andifes.org.br/relatoriodo-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-estudantes-de-graduacao-das-universidadesfederais-brasileiras/. Acesso em: 12 abr. 2021.
LOPES, Fernanda Luzia; GUIMARÃES, Gisele Soares. Estudo da Síndrome de Burnout em estudantes de Psicologia. Psicologia, Ensino e Formação, São Paulo, v. 07, n. 1, 2016. Dis-ponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612016000100005. Acesso em: 10 jun. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; HARTZ, Zulmira Maria de Araújo; BUSS, Paulo Marchi-ori. Qualidade de vida e saúde: um debate necessário. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 7-18, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232000000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 abr. 2021.
MOTA, Iris Dantas da et al. Síndrome De Burnout em Estudantes Universitários: Um olhar sobre as Investigações. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 243-256, dez. 2017.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/2175-8042.2017v29nespp243/35497. Acesso em: 10 jun. 2020.
MONTEIRO, Claudete Ferreiro de Souza; FREITAS, Jairo Francisco de Medeiros; RIBEIRO, Artur Assunção Pereira. Estresse no cotidiano acadêmico: O olhar dos Alunos de Enfermagem Da Universidade Federal do Piauí. Escola Anna Nery, v. 11, p. 66-72, mar. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v11n1/v11n1a09.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
NADELSON, Louis S. et al. Why did they come here? The influences and expectations of first-year students’ college experience. Higher Education Studies, v. 3, n. 1, p. 50- 62, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/polia/Downloads/24248-81054-1-SM.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
NOGUEIRA, Maria José; BARROS, Luisa; SIQUEIRA, Carlos. A Saúde Mental em Estu-dantes do Ensino Superior. Relação com o gênero, nível socioeconômico e os comportamentos de saúde. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. 5, p. 51-56, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602017000200009. Acesso em: 11 jun. 2020.
NOGUEIRA, Maria José Carvalho. Saúde mental em estudantes do ensino superior: fato-res protetores e fatores de vulnerabilidade. Tese (doutorado em Enfermagem) - Universidade de Lisboa. Lisboa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28877/1/ulsd730773_td_Maria_Nogueira.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; SANTOS, Anelise Schaurich dos; DIAS, Ana Cristina Garcia. Expectativas de Universitários sobre a Universidade: Sugestões para facilitar a adapta-ção acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 17, n.1. jun. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100006. Acesso em: 11 jun. 2020.
PEKMEZOVIC, Tatjana et al. Fatores associados à qualidade de vida relacionada à saúde entre estudantes da Universidade de Belgrado. Qual Life Res, n. 20, p. 391–397, set. 2011. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11136-010-9754-x#citeas. Acesso em: 12 abr. 2021.
SILVEIRA, Celeste et al. Saúde mental em estudantes do ensino superior: experiência da consulta de psiquiatria do Centro Hospitalar São João. Acta Médica Portuguesa, Porto, p. 247-256, 2011. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/download/1504/1089. Acesso em: 12 abr. 2021.
SOARES, Adriana Benevides et al. O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 49-60, abr. 2014. Disponí-vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 abr. 2021.
TARNOWSKI, Marelaine; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout em Estudantes de Psicologia. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 15, n. 2, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2007000200004. Acesso em: 10 jun. 2020.
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Re-vista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Campinas, v. 12, n. 1, p. 185-202, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v12n1/v12n1a13.pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.