CLÍNICA AMPLIADA À ESCOLA INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA DA PUC MINAS BETIM

Autori

  • Ana Laura de Andrade Machado FAPSI/PUCMG
  • Andreia de Souza Silva FAPSI/PUCMG
  • Paula Ângela de Figueiredo e Paula FAPSI/PUCMG
  • Raquel Pereira da Silva FAPSI/PUCMG
  • Roberto César Santana-Júnior FAPSI/PUCMG

Parole chiave:

Pandemia; Ensino remoto; estágio profissionalizante; Educação inclusiva; Psicologia

Abstract

Em março de 2020 a comunidade escolar do país entrou em quarentena para evitar a proliferação do coronavírus. O isolamento social prolongado exigiu que a formação em Psicologia incluísse novas formas de transmissão do saber e de prestação de serviços, usando das tecnologias digitais. O estágio profissionalizante da ênfase voltada ao estudo e as práticas da Psicologia nas “Políticas Sociais” do curso de psicologia da PUC-MG unidade de Betim, tem uma parceria como Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso, visando qualificar as(os) professores das escolas da rede municipal para tratar da inclusão usando de metodologias lúdicas e coletivas. O presente artigo visa apresentar o que pudemos fazer de forma remota para não deixarmos de prestar nosso serviço a rede municipal da cidade de Betim.

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Biografie autore

Ana Laura de Andrade Machado, FAPSI/PUCMG

Graduanda em Psicologia PUCMG

Andreia de Souza Silva, FAPSI/PUCMG

Graduanda em Psicologia PUCMG

Paula Ângela de Figueiredo e Paula, FAPSI/PUCMG

Supervisora do estágio. Prof. dra da FAPSI/PUCMG

Raquel Pereira da Silva, FAPSI/PUCMG

Graduanda em Psicologia PUCMG

Roberto César Santana-Júnior, FAPSI/PUCMG

Graduando em Psicologia PUCMG. Monitor de Avalaição Psicológica

 

Riferimenti bibliografici

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Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.

Pubblicato

2023-09-30

Come citare

MACHADO, Ana Laura de Andrade; SILVA, Andreia de Souza; E PAULA, Paula Ângela de Figueiredo; DA SILVA, Raquel Pereira; SANTANA-JÚNIOR, Roberto César. CLÍNICA AMPLIADA À ESCOLA INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA DA PUC MINAS BETIM. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 325–332, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26031. Acesso em: 10 set. 2025.

Fascicolo

Sezione

Relatos de experiência