SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: OS EFEITOS DO "PARECER SER" DAS REDES SOCIAIS SOBRE A VIDA REAL DOS USUÁRIOS
Parole chiave:
Sociedade do espetáculo, Modernidade líquida, Instagram, Redes sociais, Vida realAbstract
O presente artigo se trata de uma pesquisa realizada nos estágios II e III do curso de Psicologia da PUC Minas. Teve como objetivo compreender os efeitos da utilização das redes sociais, mais especificamente do Instagram e de suas diversas ferramentas, sobre a vida real dos usuários a partir do conceito de Sociedade do Espetáculo, introduzido por Guy Debord, em associação com a concepção de Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para investigação dos estudos já existentes sobre o assunto e, a fim de expandir os dados coletados, foi desenvolvido e divulgado nas redes sociais um formulário virtual, respondido por 217 pessoas entre 18 e 48 anos, que relataram suas experiências a partir do uso do Instagram. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Foi possível encontrar tanto aproximações quanto distanciamentos em relação à pesquisa bibliográfica, destacando-se os relatos de vivência de ansiedade e comparação a partir do uso do Instagram na atualidade, em contraste à ênfase nos sentimentos de inadequação e ansiedade descritos em outros estudos.
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