INTERAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores

  • Iasmim Faria Nogueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Vanessa Lorrayne Fonseca Guimarães
  • Sofia Rodrigues de Souza
  • Juliana Lino Madeira
  • Larissa Oliveira Silva
  • Betânia Diniz Gonçalves

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Escola, Relações sociais

Resumo

O artigo se propõe a analisar como ocorrem as relações sociais de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, sendo produzido com base em uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas individuais semiestruturadas aplicadas em cinco professoras do Ensino Fundamental I e II. A partir das análises, sobretudo, dos trabalhos de Cotugno (1995), Hartup (1989) e Arantes (2003), esse estudo pretende contribuir para futuras reflexões a partir dos resultados obtidos, principalmente, a respeito de como os aspectos referentes às dificuldades emocionais e comportamentais dessas crianças atuam como interferência em suas relações sociais, bem como a diferença trazida pela forma como o professor conduz e prepara suas aulas, seja de modo vertical ou horizontal. Além disso, demonstra, também, influências de questões que, em tese, estão fora do ambiente escolar, sendo nesse caso, a comunicação com a família e as interferências das medicações.

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Biografia do Autor

Vanessa Lorrayne Fonseca Guimarães

Estudante de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901)

Sofia Rodrigues de Souza

Estudante de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901)

Juliana Lino Madeira

Estudante de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901)

Larissa Oliveira Silva

Estudante de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901)

Betânia Diniz Gonçalves

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

FARIA NOGUEIRA, Iasmim; LORRAYNE FONSECA GUIMARÃES, Vanessa; RODRIGUES DE SOUZA, Sofia; LINO MADEIRA, Juliana; OLIVEIRA SILVA , Larissa; DINIZ GONÇALVES, Betânia. INTERAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 219–238, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/25811. Acesso em: 21 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre