Por que não falte nunca onde sobeja, ou melhor, excesso e falta na lírica de Herberto Helder

Autores

  • Luis Maffei Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Herberto Helder, Falta, Excesso, Camões, Movimento

Resumo

Herberto Helder, poeta dos mais notáveis que a contemporaneidade portuguesa viu cantar, confere à sua lírica vários traços peculiares, como a feitura duma obra longa que, entretanto, pode ser lida como um poema único, em perene estado de construção.  Isso acusa uma alquímica concepção metamórfica presente na poética herbertiana, o que, por sua vez, revela alguns pontos de partida freqüentes, dentre os quais a falta e o excesso. Além disso, Herberco Helder é leitor de Camões, não por acaso poeta que cuida do que falta e do que sobeja; se leitor, pena à mão, é Herberto recorrente e primoroso dialogante, e isso permite que alguns exemplares da poesia camoniana sejam pro­fícuos inauguradores da dicção do autor da Poesia toda no que ela tem, por exemplo, de erótico, de móvel e de atento a peculiaridades poéticas do mundo.

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Publicado

18-12-2006

Como Citar

MAFFEI, Luis. Por que não falte nunca onde sobeja, ou melhor, excesso e falta na lírica de Herberto Helder. Scripta, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 189–202, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/13973. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos